AJUSTE
O Centro de Goiânia começou a operar oficialmente com limite de 50 km/h em cinco…
Zona 50 em Goiânia (Foto: Alex Malheiros)
1
1
O Centro de Goiânia começou a operar oficialmente com limite de 50 km/h em cinco de suas principais vias estruturais. A mudança foi implantada junto com a nova sinalização da chamada Zona 50 e faz parte do conjunto de intervenções que inclui a sincronização dos semáforos, a chamada Onda Verde. O projeto implantado pelo prefeito Sandro Mabel (UB) foi executado a partir de uma solicitação feita pelo vereador Tião Peixoto (PSDB).
Passam a ter o novo limite as avenidas Araguaia, Tocantins, Paranaíba, Anhanguera e a Rua 3. A alteração não vale para ruas locais e áreas residenciais, que permanecem como Zona 40. Nas redes sociais, o vereador Tião Peixoto, ao lado de Mabel, comemorou o ajuste na velocidade da região central.
“Na campanha, o Sandro falou que 40 km/h em Goiânia não era possível. E eu concordei com ele, comprei a ideia, nós dois lançamos que, se fosse eleito, íamos passar para 50 km/h”, afirmou o vereador. Mabel concordou e falou em maior fluidez no trânsito. “Teremos uma cidade mais ágil, mais rápida, que o motorista poderá, sempre com segurança, transitar na nossa cidade com mais velocidade”, disse o prefeito.
De acordo com a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, o estudo técnico apontou que o antigo limite de 40 km/h estava abaixo da velocidade natural dessas vias, que têm múltiplas faixas, boa visibilidade e traçado predominantemente reto. O levantamento indicou que a maior parte dos motoristas já trafegava entre 48 km/h e 55 km/h nesses trechos. Os radares foram reprogramados e só começam a fiscalizar após a substituição completa da sinalização e nova aferição do Inmetro.