Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Waack: Deputados tiram da gaveta reforma do sistema de governo

Waack: Deputados tiram da gaveta reforma do sistema de governo

Uma PEC — uma Proposta de Emenda à Constituição — para instituir no Brasil o regime de semipresidencialismo conseguiu o número de assinaturas necessárias para ser protocolada na Câmara dos Deputados.

Sim, vocês já ouviram falar disso antes. O assunto não é novo, já ronda a política há pelo menos uns dez anos.

Semipresidencialismo é uma forma de governo na qual se pretende combinar a figura do presidente da República, eleito diretamente pelo voto popular, com um primeiro-ministro chefe de governo eleito pelo Parlamento.

Varia de lugar para lugar, mas aqui, para simplificar, pode-se dizer que junta características do sistema presidencial com outras do parlamentarismo.

Quem simpatiza com a ideia argumenta que o semipresidencialismo tornaria fácil a troca do chefe de governo, enquanto o chefe de Estado, o presidente, continua o mesmo. Menos trauma e menos crise política, portanto.

Essa proposta de reforma só sai da gaveta quando os operadores da política acham que o sistema de governo está funcionando mal.

Alguns cínicos dirão que, na prática, o atual bagunçado sistema de governo no Brasil já é uma espécie de semipresidencialismo, dado o avanço do Legislativo sobre prerrogativas do Executivo, e a atuação do STF como uma decisiva instância da política.

Quais as chances de ser instituída rapidamente, isto é, para as próximas eleições? Nenhuma. Então, para que a discussão?

É um recado claro de um Congresso que se sente empoderado e acha que tem de enfrentar uma aliança, na prática, entre um Executivo fraco e um Judiciário dono das supremas decisões.

E um sinal de que vamos continuar aos trancos com um sistema de governo que funciona mal e, na atual conjuntura, é irreformável.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Deputados discutem referendo para instituir prisão perpétua

Elaborada pelo governo Lula em um texto enxuto de oito páginas, com o objetivo de…

De saída do Vila Nova, Miticov tem valor de mercado exposto

Com várias mudanças na temporada, o Vila Nova está longe da sua melhor fase e…

Com 20 anos, filho do governador do DF se filia ao MDB

HERANÇA João Pedro Rocha diz que não pretende disputar as eleições de 2026 Publicado em:…