Reformas no Autódromo Internacional de Goiânia (Foto – Governo de Goiás)
Com mais de 90% das obras concluídas, o Autódromo Internacional de Goiânia está na fase final de ajustes para sediar a MotoGP entre os dias 20 e 22 de março. A etapa marca o retorno do mundial de motovelocidade ao Brasil após mais de duas décadas e consolida o estado como novo palco do esporte a motor internacional.
O Governo de Goiás investe R$ 250 milhões na modernização do complexo. As intervenções incluem alargamento da pista em trechos estratégicos, reestruturação das caixas de brita, atualização das áreas de segurança e implantação de tecnologias exigidas pela competição. Durante vistoria realizada nesta sexta-feira (20/2), o secretário de Esporte e Lazer, Nilton Moreira, ressaltou a dimensão das mudanças: “Não é uma reforma, mas uma reconstrução”.
Segundo o secretário, cada detalhe foi planejado para oferecer alto padrão de qualidade aos fãs da motovelocidade. “Foi tudo muito bem pensado e estruturado para que os amantes da motovelocidade de Goiânia, e os que vêm de fora também, possam ter a melhor experiência possível”, afirmou. Ele destacou ainda que o nível técnico das melhorias credencia o autódromo para receber outros grandes torneios internacionais.
Evento-teste e homologação
No dia 28 de fevereiro, pilotos convidados participarão de um evento-teste para avaliar o funcionamento da estrutura. Técnicos da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) farão a homologação oficial da pista. Os testes ocorrerão sem público e serão a etapa final antes da realização da corrida.
A infraestrutura fixa, como torre de controle e blocos operacionais, já está pronta, enquanto arquibancadas e áreas temporárias seguem em montagem. Paralelamente, o Estado executa um plano de mobilidade para garantir fluxo adequado de trânsito e conforto aos visitantes. “Estamos pensando de forma dinâmica, não só sobre o evento, mas também toda estrutura paralela para que pessoas que venham tenham conforto e a melhor experiência possível. Que elas saiam daqui de fato entendendo que Goiás tem sucesso e tem um governo que dá certo”, concluiu Nilton Moreira.
Logística
Durante os três dias de programação, o acesso ao Autódromo Ayrton Senna será restrito exclusivamente a motocicletas e ao transporte coletivo, sem autorização para entrada de carros de passeio. A medida busca reduzir os congestionamentos e garantir maior fluidez no trânsito da região do circuito, que deve concentrar grande fluxo de público ao longo do evento.
Para facilitar o deslocamento, a Redemob ( Rede Metropolitana de Transportes Coletivos) vai operar linhas especiais saindo dos terminais Isidória, Praça da Bíblia e Paulo Garcia, com destino direto ao autódromo, além da implantação de pontos temporários de embarque e desembarque. A orientação é que o público deixe os veículos nas regiões de origem e utilize os ônibus dedicados. Também serão disponibilizados bolsões de estacionamento com cerca de 10 mil vagas nas imediações do Estádio Serra Dourada, no Jardim Goiás, e do Paço Municipal, no Park Lozandes.
Confira os Vídeos – Reforma no Autódromo de Goiânia
AUTÓDROMO DE GOIÂNIA
Vem aí a MotoGP – principal categoria da motovelocidade mundial. Dias 20, 21 e 22 de Março.
Imagens das reformas para receber a categoria que é considerada a F-1 das Motos.
Vídeos – Governo de Goiás pic.twitter.com/6nNB0gjDBx
— Charlie Pereira (@charliepereira_) February 20, 2026
Programação Completa – GP do Brasil de MotoGP 2026 – Goiânia
Sexta-feira (20/03)
Moto3 – Treino: 13:15
Moto2 – Treino: 14:15
MotoGP – Treino: 15:20
Sábado (21/03)
MotoGP – Classificação: 10:50
Moto3 – Classificação: 12:45
Moto2 – Classificação: 13:40
MotoGP – Prova Sprint (15 voltas): 15:00
Domingo (22/03)
MotoGP – Warm-Up: 10:40
Moto3 – GP (24 voltas): 12:00
Moto2 – GP (26 voltas): 13:15
MotoGP – GP (31 voltas): 15:00
Leia mais sobre: Autódromo Ayrton Senna / MotoGP 2026 / Esportes / MOTOGP