Search
Close this search box.

Troféu do Goianão 2025 é batizado durante 50 anos do Serra Dourada


 


A Redação


 


Goiânia – O troféu do Goianão 2025 foi batizado, nesta segunda-feira (10/3), com o nome do ex-governador de Goiás, Leonino Di Ramos Caiado. A homenagem ao homem que comandou o estado por duas vezes na década de 70, no período entre 1971 e 1975, ocorreu durante a comemoração dos 50 anos do Estádio Serra Dourada.


 


O evento, prestigiado pelo governador Ronaldo Caiado e pelo prefeito Sandro Mabel, entre outras autoridades, contou com extensa programação, tendo como atração final um jogo festivo com ex-jogadores que marcaram o futebol goiano. “É muito gratificante ver um estádio dessa categoria – que sempre foi referência para o esporte nacional – totalmente recuperado e capaz de receber qualquer jogo, de qualquer dimensão”, comemorou o chefe do Executivo estadual, ao lembrar que o local integrará um complexo ao loado do Goiânia Arena e do Parque Poliesportivo.


 


História


Inaugurado em 1975, o Estádio Serra Dourada teve sua construção iniciada em 1973 e levou dois anos para ser concluída. O projeto arquitetônico, considerado inovador para a época, foi assinado pelo renomado arquiteto e urbanista capixaba Paulo Mendes da Rocha, que, em 2006, recebeu o Prêmio Pritzker, a maior honraria da arquitetura mundial. A execução da obra ficou a cargo do engenheiro Lamartine Reginaldo e dos arquitetos Armando Scartezini, Ariel Costa Campos e Silas Varizo, durante a gestão de Leonino Caiado.


 


Este ano, o estádio completa cinquenta anos e, ao longo desse período, foi palco de momentos históricos do futebol, incluindo finais da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, além de partidas da Taça Libertadores. Em 1989, sediou jogos do Grupo B da Copa América. Em seu gramado, desfilaram lendas do futebol mundial, como Pelé, Maradona, Zico, Francescoli, Sócrates, Caniggia e Rivelino, além de craques da era moderna, como Neymar, Robben e Van Persie.


 


Modernização


Para além da questão histórica, porém, o vice-governador Daniel Vilela, que também prestigiou o evento desta segunda-feira (10/3), lembrou que a recente reforma pela qual o estádio passou vai potencializar o desenvolvimento da região do bairro Jardim Goiás, onde está localizado o polo esportivo. 


 


“Estamos construindo um novo capítulo na história do espaço, que já foi palco de grandes emoções no esporte. A expectativa agora é ampliar a funcionalidade do estádio, assim como o impacto econômico para o estado.”


 


Programação


Nesta segunda-feira (10/3), também foi lançado um fotolivro sobre a história da construção do estádio, comandada pelo engenheiro Lamartine Reginaldo. O material foi elaborado pelo Governo de Goiás, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Além disso, a dupla sertaneja Max e Luan foi atração do evento com um show, realizado no próprio estádio.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Família processa OpenAI por morte de adolescente após interação com ChatGPT

A OpenAI respondeu afirmando que já oferece mecanismos de proteção, mas reconheceu que essas…

Atlético-GO está próximo de acerto com atacante e zagueiro que estão no Maringá

O Atlético Goianiense está acertando as contratações de dois atletas que estavam no Maringá, na…

Abertas inscrições para capacitação de professores em pensamento computacional – Portal Goiás

Curso de capacitação de professores da rede pública é gratuita e inscrições vão até 12…