AUTOMOBILISMO
Quarta etapa do campeonato acontece neste fim de semana no interior paulista
Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car
A Stock Car Pro Series está pronta para voltar a acelerar. Em uma semana que promete ser bastante movimentada, a principal automobilística do Brasil arranca para a quarta etapa da temporada 2025 no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, distante cerca de 70 km de Campinas e a 175 km de São Paulo. Será a primeira vez que a pista receberá a era de SUV’s da categoria, com 31 carros em ação.
Inaugurado em 2014, o Velocitta tem homologação 3 da FIA (Federação Internacional do Automóvel) e, desde 2017, já recebeu 28 corridas da Stock Car, além de ser um cenário habitual de categorias como a Fórmula 4 Brasil, Stock Light e Turismo Nacional, que também vão acelerar em Mogi Guaçu neste fim de semana de muito automobilismo.
A pista de 3.493 metros e 14 curvas reúne características que fazem dela uma das mais técnicas do país, com uma reta relativamente curta e um mix de curvas de média e baixa velocidades. Destaque para a rápida “Curva da Caipirinha”, com início em descida e finalizada em trecho de subida, chamada também de ‘Eau Rouge’ brasileira, em alusão ao lendário trecho do circuito belga de Spa-Francorchamps.
Dois dos pilotos mais experientes da Stock Car são os maiores vitoriosos no Velocitta: Thiago Camilo (Ipiranga Racing) e Ricardo Zonta (RCM Motorsport) ostentam três triunfos cada. O paranaense tem também o maior número de poles no circuito, largando três vezes na posição de honra, enquanto o tricampeão Daniel Serra (Blau Motorsport) foi quem mais subiu ao pódio, em nove oportunidades.
Nascido em Jundiaí, também no interior paulista, Guilherme Salas é o grande nome neste começo de campeonato. Líder da temporada 2025, o piloto da Valda Cavaleiro vem de um fim de semana de sonho no Velopark, onde conquistou pole position e a vitória na corrida principal da etapa gaúcha a bordo do Chevrolet Tracker #85.
Com três pódios no ano, Salas tem 243 pontos e está 65 à frente do vice-líder. Vencedor da prova sprint em Nova Santa Rita e também com três pódios, Gaetano Di Mauro é o segundo colocado com na tabela com o Mitsubishi Eclipse Cross #11 da Eurofarma RC, somando quatro pontos a mais que Gianluca Petecof.