Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • STF torna Léo Índio réu por envolvimento em ataques do 8 de janeiro

STF torna Léo Índio réu por envolvimento em ataques do 8 de janeiro

JUSTIÇA

O sobrinho de Bolsonaro foi denunciado por cinco crimes

Léo Índio no Congresso Nacional (Foto: Reprodução/Redes sociais)

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por unanimidade, tornar Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio, réu por seu envolvimento nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. Léo Índio é primo dos três filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): o senador Flávio, o vereador Carlos e o deputado federal Eduardo.

A decisão foi tomada pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Luiz Fux. O julgamento ocorreu em plenário virtual, modalidade em que os ministros votam remotamente em um período determinado.

Léo Índio foi denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) por cinco crimes: associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A denúncia, apresentada em 15 de janeiro, aponta que ele participou ativamente dos atos antidemocráticos, incluindo a invasão e depredação dos prédios públicos.

A defesa de Léo Índio contestou a denúncia, argumentando que não há provas suficientes de sua participação nos crimes. Os advogados alegaram que ele não foi visto dentro dos prédios invadidos e que a denúncia não especifica sua contribuição para os atos.

Com a decisão do STF, a ação penal será aberta, e o processo seguirá para a fase de instrução, com a coleta de provas e depoimentos. O julgamento sobre a conduta de Léo Índio ocorrerá posteriormente, ao final do processo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Deputados discutem referendo para instituir prisão perpétua

Elaborada pelo governo Lula em um texto enxuto de oito páginas, com o objetivo de…

De saída do Vila Nova, Miticov tem valor de mercado exposto

Com várias mudanças na temporada, o Vila Nova está longe da sua melhor fase e…

Com 20 anos, filho do governador do DF se filia ao MDB

HERANÇA João Pedro Rocha diz que não pretende disputar as eleições de 2026 Publicado em:…