Professor Marcelo Moreira é pré-candidato pelo PSOL. (Foto: Reprodução)
O professor Marcelo Moreira, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), lançou sua pré-candidatura ao Senado Federal. Moreira tem apoio de lideranças de Anápolis, Valparaíso de Goiás e Senador Canedo, além de duas correntes da legenda.
Segundo ele, a definição de seu nome se deu após um amplo debate coletivo. “Dali, numa conversa, saiu meu nome pré-candidato ao Senado Federal”, destacou.
Além dele, o partido já tem pelo menos outras duas pré-candidaturas ao Senado. Uma delas é de Manu Jacob, de Goiânia, que disputou vaga na Casa Alta do Congresso Nacional em 2022. Outro é Humberto Chaves, que preside a legenda em Aparecida de Goiânia.
O PSOL está numa federação com a Rede Sustentabilidade e, portanto, quem quer que seja precisa não só de apoio interno, mas também da sigla federada – que inclusive pode apresentar outros nomes.
“Nosso nome está sendo construído agora. Estamos numa conversa mais próxima com a Rede. Inclusive localmente. Iniciei o debate com as representações locais da Rede e estamos construindo. Mas já temos um apoio que está crescendo”, avaliou Moreira.
O projeto do professor está muito vinculado a uma eventual candidatura própria do PSOL, uma vez que se o partido e unir à ideia da criação de uma frente progressista no estado caem as chances de participação psolista na chapa majoritária, que também teria a Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB) e o Cidadania. Moreira avalia que as duas correntes têm força, mas cresce o apoio ao projeto próprio do PSOL.
“Internamente há um debate realizado a fim de lançar o nome da Cíntia Dias, mas também há um debate de uma possível aproximação junto ao PT e numa frente ampla de partidos de esquerda e progressista. Tudo isso ainda é debatido. Integrantes do nosso grupo defendem o lançamento de uma candidatura própria em torno do nome de Cíntia Dias. Somos do PSOL classista. Mas junto com outras forças dentro do PSOL Goiás avançamos com essa possibilidade”, assevera.
De acordo com Moreira, “a ideia da pré-candidatura é mostrar que o PSOL Goiás tem condições de participar do jogo político em nível de uma candidatura ao Senado Federal. E avançando no que se refere ao equilíbrio dos jogos. O que vemos são nomes da direita ou da extrema direita e estamos apresentando nosso nome para entrar no debate e equilibrar entre as principais forças desse tabuleiro.”
Leia mais sobre: Marcelo Moreira / psol / Senado / Política