Search
Close this search box.

Prefeitura destaca política de inclusão na rede municipal de Educação


 

A Redação

Goiânia

– A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), divulgou, nesta quinta-feira (17/4), um balanço que mostra que a pasta tem investido em ações voltadas ao acolhimento e atendimento especializado dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que hoje somam 2.561 dos 115 mil estudantes matriculados na rede municipal, cerca de 2,25% do total. 


 


No mês de abril, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, diversas atividades foram realizadas para sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral. Entre as ações, a SME incentivou o uso da cor azul como símbolo de apoio à causa. A campanha contou com a adesão do prefeito Sandro Mabel, que vestiu a camisa azul e destacou a importância da iniciativa.


 


“Nossas escolas estão cada vez mais preparadas para acolher crianças autistas, com profissionais capacitados e ambientes mais inclusivos. O desafio é ampliar esse suporte, levando-o para mais perto das famílias, sem a necessidade de deslocamento até o centro da cidade”, afirmou o prefeito.


 


Atendimento especializado


Atualmente, 84 escolas da rede municipal contam com salas de recursos multifuncionais voltadas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nesses espaços, os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), entre eles os autistas, recebem acompanhamento no contraturno escolar, com atividades personalizadas que complementam o ensino regular.


 


Recentemente, a SME promoveu mutirões para entrega de kits de papelaria às salas de AEE, com o objetivo de reforçar a estrutura do atendimento.


 


O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. Os sinais podem aparecer nos primeiros anos de vida e variam de acordo com o grau de comprometimento.


 


“É compromisso da SME acolher todos os estudantes com demandas relacionadas ao TEA. Um dos objetivos desta gestão é promover a conscientização nas comunidades escolares, incentivando o discernimento, a empatia e o apoio à causa autista”, afirmou a secretária municipal de Educação, Giselle Faria.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Grenal 477: Clássico será marcado por momentos distintos e técnico interino

A Arena do Grêmio será palco, neste sábado (19), de um dos maiores clássicos do…

Descubra como é o amigo de cada signo

Amizades verdadeiras são os laços mais duradouros e profundos que cultivamos ao longo da vida.…

Ex-Vila Nova vai reforçar equipe rival do colorado no Brasileiro

O ex-Vila Nova Dener vai ser reforço do Goiânia para o Campeonato Brasileiro da Série…