PRONUNCIAMENTO
“Se a paz não vier rápido, nós vamos continuar atacando com precisão e habilidade”, ameaçou
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, no sábado (21), que “haverá paz ou tragédia para o Irã”, após os ataques dos EUA às três principais instalações nucleares do país – caças bombardearam as instalações nucleares iranianas Fordow, Natanz e Esfahan. “Ou haverá paz, ou haverá tragédia para o Irã. Que cessem os ataques que vimos nos últimos oito dias. Hoje foi o dia mais difícil de todos, e talvez o mais letal. Mas se a paz não vier rápido, nós vamos continuar atacando com precisão e habilidade.”
Ainda segundo Trump, “os Estados Unidos fizeram um ataque de alta precisão contra as três principais instalações nucleares do Irã: Fordow, Natanz e Isfahan. Todos guardem esses nomes, porque foi um ataque com o objetivo de destruir a capacidade nuclear iraniana. Para que deixem de ser uma ameaça nuclear e do terror”. Os EUA entraram na guerra uma semana após conflitos aéreos entre Israel e Irã. Trump diz que a intervenção de sábado foi “um grande sucesso”.
Neste domingo (22), pelo X, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, afirmou que os Estados Unidos e Israel “decidiram explodir” a diplomacia com os ataques às instalações nucleares de seu país. “República Islâmica do Irã continuará a defender seu território, sua soberania, sua segurança e seu povo por todos os meios necessários”, disse. “Não há linha vermelha que eles não tenham cruzado. E a última, e mais perigosa, (…) foi ontem à noite. Eles cruzaram uma grande linha vermelha ao atacar instalações nucleares.”