PRIDE
Concentração começa às 12h, na Praça Cívica
Parada LGBT+ de Goiânia (Foto: Divulgação)
Com o tema “Famílias LGBT+ existem! Direitos, Inclusão e Diversidade”, Goiânia recebe neste domingo (14), a 30ª edição da Parada LGBT+. A concentração começa às 12h, na Praça Cívica, com apresentações artísticas em trios elétricos. A passeata seguirá às 18h pelas avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins. A expectativa da organização é reunir milhares de participantes.
O evento terá a participação de cerca de 40 artistas, entre DJs, drag queens, cantores, dançarinos, animadores, grupos de dança e performers. As apresentações seguem até às 17h, quando os trios serão desligados para a celebração de um casamento simbólico presidido por um juiz do Tribunal de Justiça de Goiás.
Segundo o fundador da Associação da Parada de Goiás, Marcos Silvério, a cerimônia será um dos pontos altos da manifestação. “Embora pessoas LGBT+ não precisem, necessariamente, aderir aos princípios da heteronormatividade para viver e ser feliz, sabemos que muitas delas acalentam o sonho do matrimônio e hoje é possível, que casais e pessoas LGBT+ celebrem suas uniões. Sem dúvida será um dos momentos mais emocionantes da manifestação”, afirmou.
A Parada LGBT+ de Goiânia atua em duas frentes principais: a defesa por direitos iguais e o combate ao preconceito, discriminação e violência. De acordo com a ONG internacional Transgender Europe, o Brasil lidera, há 16 anos consecutivos, os índices de violência contra a comunidade LGBT+. Em Goiás, o Anuário da Segurança Pública (2023/2024) aponta aumento nos casos de homofobia, racismo e misoginia.
O evento é articulado pela Associação da Parada LGBT+ de Goiás (PARADA-GO), em parceria com 15 ONGs, militantes e ativistas, e conta com apoio de entidades governamentais do estado e do município. A realização é custeada por emenda impositiva do vereador Fabrício Rosa (PT). Para a organização, a escolha do tema da 30ª edição “é mais do que simbólica, ela é política”.
Saúde e cidadania
Durante a concentração, haverá distribuição de materiais informativos e insumos de prevenção contra ISTs, além da aplicação de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais. O evento também contará com espaços dedicados aos direitos humanos, cidadania, acessibilidade para pessoas com deficiência, meio ambiente, coleta seletiva e um espaço kids.
ANOTA AÍ
30ª Parada LGBT+ de Goiânia
Data: domingo (14/09)
Horário: a partir das 12h
Local: Praça Cívica (Rua 82, nº 400, Centro)
Mais informações: @paradagoias
Entrada: Gratuita