Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Oposição pede inelegibilidade de Lula e chama desfile que homenageou Lula de ‘propaganda eleitoral’

Oposição pede inelegibilidade de Lula e chama desfile que homenageou Lula de ‘propaganda eleitoral’


Desfile em homenagem a Lula na Sapucaí. (Foto: Alex Ferro/RioTur)

O desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), rendeu uma enxurrada de críticas por parte de opositores. O petista também é alvo de uma representação do partido Novo que denuncia uma suposta propaganda eleitoral antecipada. Uma dezena de ações foi levada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Na última quinta-feira (12), inclusive, o TSE negou uma liminar que pedia a proibição do desfile, mas os ministros alertaram que condutas na avenida poderiam configurar crime eleitoral.

Nesta segunda-feira (16), dia seguinte ao desfile, o Partido Novo anunciou que vai ao TSE para pedir a inelegibilidade de Lula. O presidente da legenda, Eduardo Ribeiro, considera que “houve propaganda eleitoral antecipada financiada com dinheiro público”.

Lideranças do PL também se pronunciaram. Uma delas foi o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principal adversário de Lula na disputa presidencial, que afirmou que ingressará com ação “contra os crimes do PT na Sapucaí”.

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) disse que acionará o Ministério Público com uma ação de improbidade administrativa. “E já deixo registrado: se houver registro de candidatura de Lula para presidente, ingressarei com AIJE [ação na Justiça Eleitoral] por abuso de poder político e econômico”, disse o parlamentar.

Em nota, o deputado federal Zucco (PL‑RS) afirmou que o carnaval “não é palanque” e defendeu apuração sobre possível abuso político, uso de recursos públicos e desrespeito à liberdade religiosa, citando alegorias que, segundo ele, ridicularizaram adversários e valores cristãos. “A oposição não se furtará ao seu papel constitucional de fiscalização e controle. Serão analisadas, com responsabilidade jurídica, medidas cabíveis junto aos órgãos competentes, incluindo a Justiça Eleitoral e demais instâncias de controle”, disse.

Enredo homenageia Lula

A escola de samba Acadêmicos de Niterói, que fez sua estreia no Grupo Especial da elite do carnaval carioca, performou o samba-enredo Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil. 

O desfile destacou que o ex-metalúrgico, que voltou à presidência para cumprir um terceiro mandato, é o político mais bem-sucedido de seu tempo. O samba lembra que Lula nasceu no agreste pernambucano da mãe, dona Lindu, em uma família de oito filhos. O texto se refere ainda ao mundo fantástico para explicar o inevitável da vida familiar naquela região.


Leia mais sobre: desfile homenageia Lula / Lula / Política

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Encerramento das Atividades | Portal da Alego

A Agência Assembleia de Notícias divulga, em tempo real, as atividades institucionais da Assembleia Legislativa,…

Preso ladrão que levou R$ 1 mi após passar noite em joalheria de shopping em Goiânia

2 DIAS DEPOIS Homem estava localizado no Entorno do DF Publicado em: 17/02/2026 12:21 Última…

Condenado pela morte de Eliza Samudio, goleiro Bruno pode ser rival do Vila Nova na Copa do Brasil

Mercado da Bola Atleta acertou com clube acreano e depende de classificação para enfrentar o…