Search
Close this search box.

Oposição existe para ajudar a governar, diz Temer

O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse nesta terça-feira (18) que a oposição ao Poder Executivo é fundamental, e que ela existe para “ajudar a governar”.

A declaração foi feita durante o Encontro Mato-grossense de Municípios, em Cuiabá, promovido pelo Tribunal de Contas do estado.

“A oposição no sistema democrático é fundamental, porque a oposição evita que haja uma concentração de poder, que haja um autoritarismo. A oposição é fruto da democracia, para ter um lado que não seja o lado da situação. Existe a oposição na democracia para ajudar a governar”, disse Temer.

De acordo com ele, esse é o “sentido constitucional”, mas o “sentido político” é o que é utilizado.

“Eu sou obrigado a dizer, pelo histórico do Brasil, que não é esse o sentido que se toma de oposição, esse é o sentido constitucional. Mas o sentido que se utiliza é um sentido político. Ou seja, se eu perdi a eleição, eu tenho que destruir aqueles que ganharam a eleição e isso é incompatível com a democracia“, continuou o político do MDB.

Harmonia entre os Poderes e “guerra” de classes

Temer também comentou sobre a relação entre os poderes Executivo e Legislativo e os conceitos de esquerda e direita no Brasil. Segundo o ex-presidente, é um equívoco afirmar que a direita é contra o pobre, assim como a esquerda, a favor.

“Muitas e muitas vezes se diz que quem é da chamada direita é contra o pobre, e quem é da chamada esquerda é a favor do pobre, isso é um equívoco”, declarou. “Esses conceitos, são conceitos eleitoreiros. Aqui no Brasil, estabelecemos muito uma guerra entre o empregado e o empregador”.

Ainda segundo ele, ambas as ideologias foram “inteiramente superadas” após a queda do muro de Berlim em 1989. Já em relação a dois dos Três Poderes que compõem o espectro político do país, o antigo chefe do Executivo comentou sobre limites do presidente da República e a necessidade de uma harmonia conjunta.

“Muitas vezes se acha que o presidente pode tudo fazer, ele não pode”, declarou o político do MDB. “Quem governa o país é o Executivo, juntamente com o Legislativo. Essa interação é fundamental, por uma razão também de natureza constitucional”, completou.

“Do instante que vejo o país, poderes litigando entre si, os órgãos do poder muitas vezes litigando entre si”, disse. “Essa equação de uma harmonia dos poderes é que tem que ser levada em conta”, ressaltou.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bolsonaro sobe em carro de som, mas não discursa em motociata no DF

BRASÍLIA (Folhapress) Jair Bolsonaro (PL) participou de uma motociata, na tarde desta terça-feira (29), em…

Ministério da Justiça diz que Zambelli será ‘submetida ao processo de extradição’

MJ Parlamentar foi presa em Roma, nesta terça-feira (29) Publicado em: 29/07/2025 18:42 Última atualização:…

Goinfra avança com obras estratégicas e fortalece infraestrutura da saúde em Goiás – Portal Goiás

Construção da Policlínica de Mozarlândia: obra prevista para ser entregue em 2026 (Foto: Wildes Barbosa)…