potencial
Com a atualização, 97 cidades goianas passam a ser foco prioritário para implantação de políticas públicas
Remansão é um dos atrativos de Nova Roma, que entrou para Mapa do Turismo de Goiás – Foto: Divulgação
O Mapa do Turismo Goiano ganhou reforço neste ano com a entrada de nove novos municípios, totalizando agora 97 cidades reconhecidas como destinos estratégicos para o desenvolvimento do setor em Goiás. A atualização inclui: São Francisco de Goiás, Inaciolândia, Acreúna, Israelândia, Santa Helena de Goiás, Damianópolis, Nova Roma, Montes Claros de Goiás e Mundo Novo. Com a reformulação, o mapa segue dividido em 12 regiões turísticas – veja abaixo!.
Para que um município entre no Mapa do Turismo, é preciso cumprir uma série de requisitos. Entre eles, ter um órgão responsável pela área, dotação orçamentária específica, Conselho Municipal de Turismo ativo e comprovar a existência de atrativos turísticos.
O presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, destacou que Goiás teve, em abril, o maior crescimento de atividades turísticas do país, com alta de 10,8%.
Regiões que mais cresceram
A região Agroecológica foi a que mais recebeu novos integrantes: Acreúna, Israelândia e Santa Helena de Goiás agora reforçam o potencial turístico da área, que já conta com destinos como Rio Verde, Jataí, Paraúna e Jandaia — todos com vocações ligadas ao agroturismo, águas termais, aventura e ecoturismo.
Na região Terra Ronca, o destaque é a entrada de Damianópolis e Nova Roma, municípios localizados no Nordeste Goiano, com forte potencial para o turismo de natureza.
Anhanguera, a menor com grande potencial
Mesmo com menos de mil habitantes, o município de Anhanguera também marca presença no Mapa do Turismo, dentro da região Lagos do Paranaíba. Conhecida como a terra do limão taiti, a cidade realiza, em novembro, uma grande festa temática com comidas e bebidas feitas com o fruto, além de shows e o pedal “Nas trilhas dos bandeirantes”.
Como está dividido o Mapa do Turismo Goiano
As 97 cidades listadas estão organizadas nas seguintes 12 regiões turísticas:
- Chapada dos Veadeiros
- Chapada das Emas
- Estrada de Ferro
- Águas Quentes
- Encantos do Planalto Central
- Ouro, Negócios e Tradições
- Lagos do Paranaíba
- Agroecológica
- Terra Ronca
- Vale da Serra da Mesa
- Vale do Araguaia
- Negócios e Tradições
LEIA TAMBÉM: