Search
Close this search box.
  • Home
  • Saúde
  • Ministério da Saúde abre 18 vagas do Mais Médicos Especialistas em Goiás — Ministério da Saúde

Ministério da Saúde abre 18 vagas do Mais Médicos Especialistas em Goiás — Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde está com inscrições abertas para o segundo ciclo do Mais Médicos Especialistas, iniciativa do programa Agora Tem Especialistas, que tem como objetivo ampliar o acesso ao atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). Em Goiás, estão disponíveis 18 vagas imediatas em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública dos municípios de Anápolis, Aragarças, Goiás, Ipameri, Morrinhos, Rio Verde e Santa Helena de Goiás.

O lançamento do edital do Mais Médicos Especialistas ocorreu nesta terça-feira (3), em Brasília. A iniciativa prevê a seleção de 1.206 médicos especialistas em todo o país, distribuídos em 16 especialidades prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. O foco de atuação desses profissionais são regiões remotas, com alta demanda e maior vulnerabilidade social.

Atualmente, 583 médicos especialistas atuam no programa em todas as regiões do país e, com o novo edital, a expectativa é chegar a 1.500 profissionais. A maior parte deles atua no interior (48,7%) e nas regiões metropolitanas (34%). Em Goiás, 16 médicos atuam em áreas como radiologia, anestesiologia e cirurgia ginecológica, em diversos municípios goianos.

“Isso só é possível graças ao esforço do programa Agora Tem Especialistas, que integra um conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde voltadas à formação profissional na área da saúde. Em articulação com o Ministério da Educação, estamos vivendo um momento histórico no fortalecimento da formação e do provimento de profissionais para o SUS”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A iniciativa inédita foi lançada em 2025 como parte do programa Agora Tem Especialistas, voltado à expansão da oferta e à redução do tempo de espera por exames, cirurgias e consultas. Integrado às ações do Ministério da Saúde para enfrentar a escassez e a má distribuição de especialistas no país, o programa articula formação em serviço e provimento assistencial, ampliando a oferta de consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade.

As inscrições podem ser feitas na plataforma da UNA-SUS até o dia 19 de fevereiro.

Trabalho e aprimoramento profissional

Além de reforçarem o atendimento em hospitais e policlínicas do SUS, os médicos especialistas aprovados passarão por aprimoramento profissional em sua área de formação. O curso será ministrado por profissionais de excelência de hospitais integrantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), da Rede Ebserh e de outras instituições formadoras. Com isso, o SUS contará com especialistas cada vez mais atualizados.

Serão 16 horas semanais dedicadas à prática assistencial em unidades do SUS e quatro horas semanais de atividades educacionais, que incluem mentoria remota e imersões em serviços de referência.

O Mais Médicos Especialistas também permite o ingresso imediato de médicos egressos da residência médica no SUS, acelerando a fixação de especialistas e garantindo atendimento qualificado à população.

Ministério da Saúde

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Após 40 anos sem ver o Corinthians no estádio, morador de Anápolis é presenteado pelo filho com ingresso de final

FAMÍLIA Natural de Minas Gerais, Luiz deixou a capital paulista há cerca de 40 anos…

NFL anuncia Dallas Cowboys para jogo inédito no Maracanã em 2026

Futebol americano Time do Texas será o mandante da partida da liga que acontecerá pela…

Embaixada dos EUA agradece Caiado após agenda oficial em Washington

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Governador apresentou o potencial econômico de Goiás e discutiu oportunidades…