Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Lula critica embate entre Zelensky e Trump na Casa Branca: “Cena grotesca e desrespeitosa”

Lula critica embate entre Zelensky e Trump na Casa Branca: “Cena grotesca e desrespeitosa”


Em declaração a jornalistas neste sábado (1º), Lula classificou o episódio como “grotesco” e “desrespeitoso”. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente a discussão entre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorrida no Salão Oval da Casa Branca na última sexta-feira (28). Em declaração a jornalistas neste sábado (1º), Lula classificou o episódio como “grotesco” e “desrespeitoso”, destacando que nunca havia visto algo semelhante na diplomacia internacional.

“Eu, sinceramente, não sou diplomata, mas acho que, na diplomacia, desde que o planeta Terra foi criado, desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa, como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca”, afirmou o presidente brasileiro.

Ainda em sua fala, Lula demonstrou preocupação com a postura adotada por Trump diante do presidente ucraniano. Segundo o petista, Zelensky teria sido alvo de uma humilhação pública por parte do atual mandatário norte-americano:

Acho que o Zelensky foi humilhado, acho que na cabeça do Trump o Zelensky merecia isso, acho que a União Europeia foi prejudicada pelo discurso do Zelensky.

O embate entre os dois líderes ocorreu durante uma reunião em Washington para discutir o futuro da guerra da Ucrânia. No encontro, Zelensky acusou a Rússia de não ter interesse real em encerrar o conflito, o que teria irritado Trump, levando à troca de farpas entre ambos.

Impacto para a Europa e a reconstrução da Ucrânia

Lula também afirmou que discutiu o conflito na Ucrânia com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, em uma reunião na manhã deste sábado. Para o líder brasileiro, a Europa pode acabar arcando com os impactos econômicos e políticos da guerra.

“Eu disse ao presidente da Alemanha: é bem possível que a Europa fique responsável pela reconstrução da Ucrânia, é bem possível que a Europa fique responsável pela manutenção da Otan e é bem possível que a Europa seja responsabilizada pelo desastre que está acontecendo”, destacou Lula.


Leia mais sobre: Donald Trump / EUA X Ucrânia / Lula / Volodymyr Zelensky / Mundo / Política

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Deputados discutem referendo para instituir prisão perpétua

Elaborada pelo governo Lula em um texto enxuto de oito páginas, com o objetivo de…

De saída do Vila Nova, Miticov tem valor de mercado exposto

Com várias mudanças na temporada, o Vila Nova está longe da sua melhor fase e…

Com 20 anos, filho do governador do DF se filia ao MDB

HERANÇA João Pedro Rocha diz que não pretende disputar as eleições de 2026 Publicado em:…