Search
Close this search box.
  • Home
  • Esportes
  • Livro celebra o Atlético-GO com histórias de luta, memória e paixão campineira – EG

Livro celebra o Atlético-GO com histórias de luta, memória e paixão campineira – EG

O Atlético Clube Goianiense relembra seus 88 anos de existência com o lançamento do livro Atlético, Campinas e Accioly – Memórias da Força Quente de um Dragão, nesta sexta-feira (9), no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia. O evento, com entrada gratuita, será realizado às 18h30 e marca uma homenagem à história do clube, sua ligação com o bairro de Campinas e a resistência dos torcedores contra tentativas de destruir sua “casa” ao longo das décadas.

Quem organiza a obra são os atleticanos Paulo Winícius Maskote (doutorando em História pela USP), Ângela Mascarenhas (professora aposentada da UFG) e Horieste Gomes (geógrafo e historiador). O trio reuniu 95 textos assinados por 76 autores diferentes. São crônicas, contos, poemas e relatos que traçam uma linha emocional e histórica da construção da identidade rubro-negra para além de um clube de futebol.

Mais do Dragão:
Após ser afastado, atacante é reintegrado ao elenco do Atlético-GO.
Com gol nos acréscimos, Atlético-GO vence o Juventude e deixa a lanterna do sub-20!

– Anúncio –

“Este livro é parte do esforço para preservar a história do Dragão Campineiro que lança fogo e cultiva flores desde o início da construção de Goiânia”, cita a sinopse do “Atlético, Campinas e Accioly – Memórias da Força Quente de um Dragão”.

Campinas, Accioly e a História Atleticana

O livro está dividido em três partes: a primeira explora a identidade “campineira” e o sentimento de ser torcedor do Dragão. Já a segunda resgata a resistência comunitária contra a destruição do Estádio Antônio Accioly, alvo de propostas para dar lugar a empreendimentos como shopping centers. Enquanto a terceira homenageia personagens marcantes da história atleticana que já faleceram.

Todavia, a publicação também se destaca por seu caderno fotográfico com 43 imagens coloridas, que vão desde registros históricos do fotógrafo Hélio de Oliveira (ativo nas décadas de 1940 a 1960) até trabalhos de jovens fotógrafas como Luma e Simone Lago. As fotos ajudam a ilustrar o elo visual entre o clube, seus torcedores e a cidade de Goiânia.

Além disso, torcedores apaixonados, escritores e pesquisadores escrevem a coletânea de textos. A composição vai desde ex-jogadores como Osmarzinho, campeão goiano em 1985, até jovens representantes da nova geração atleticana.

Segundo o organizador Paulo Winícius, o projeto começou a ser estruturado em 2015. “É preciso destacar que, no Brasil, futebol não é só um esporte ou um momento de lazer. O futebol é parte de nossa identidade, nos projetando para nós mesmos e para o mundo”.

A obra está á venda na plataforma digital da Editora Ludopédio, com distribuição nacional e internacional.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Threads, Bluesky, Twitter, Instagram e Youtube.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Wilder não descarta dobradinha com Gracinha, mas com candidato do PL ao governo em 2026

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Ao Mais Goiás, senador reage às especulações de aliança com…

‘Romeu e Julieta’ em Goiânia: veja datas e como adquirir seu ingresso

Teatro Romeu e Julieta é uma peça baseada na obra de Shakespeare. Encenação terá 50…

Bruno Peixoto e Mabel entregam mais de escrituras para famílias do Jardim do Cerrado, em Goiânia

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Ação é fruto da parceria institucional entre a Assembleia Legislativa,…