Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Justiça condena ex-prefeito de Águas Lindas por improbidade administrativa

Justiça condena ex-prefeito de Águas Lindas por improbidade administrativa

EX-AUXILIARES TAMBÉM

MP cita irregularidades na realização de despesas e pagamentos da prefeitura, assim como a dispensa de licitação em processos onde o procedimento era obrigatório

Justiça condena ex-prefeito de Águas Lindas por improbidade administrativa (Foto: Reprodução)

A Justiça condenou o ex-prefeito de Águas Lindas de Goiás José Zito Gonçalves e dois ex-auxiliares por improbidade administrativa. A decisão acatou pedido do Ministério Público de Goiás (MPGO), que divulgou o resultado nesta quinta-feira (27).

Conforme o MP, em 2001, quando era prefeito, José Zito e seus auxiliares praticaram “reiterados atos de improbidade administrativa”. O órgão cita irregularidades na realização de despesas e pagamentos da prefeitura, assim como a dispensa de licitação em processos onde o procedimento era obrigatório. Os prejuízos ao erário seriam mais de R$ 175 mil.

O processo está em segredo de Justiça, mas, conforme a promotora de Justiça Tânia d’Able Rocha de Torres Bandeira, os atos de improbidade não foram atos isolados e resultaram de um esquema de corrupção do qual participavam os réus. O juiz André Nacagami, ao julgar a ação, entendeu que o trio causou lesão ao erário, com a evidente intenção de assim o fazer.

Na condenação, ele determinou aos réus restituir o erário municipal a importância de R$ 27.904,30, solidariamente, incidindo juros de mora e correção monetária, pela Selic, a contar da data do evento danoso; perda da função pública e suspensão dos direitos políticos por 6 anos; multa civil; e proibição de contratar com o poder público de receber benefícios ou incentivos fiscais, ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário por 6 anos.

O Mais Goiás tenta contato com a defesa do ex-prefeito José Zito. Esta matéria poderá ser atualizada.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Deputados discutem referendo para instituir prisão perpétua

Elaborada pelo governo Lula em um texto enxuto de oito páginas, com o objetivo de…

De saída do Vila Nova, Miticov tem valor de mercado exposto

Com várias mudanças na temporada, o Vila Nova está longe da sua melhor fase e…

Com 20 anos, filho do governador do DF se filia ao MDB

HERANÇA João Pedro Rocha diz que não pretende disputar as eleições de 2026 Publicado em:…