Search
Close this search box.

Grupo Hamas diz que ainda não há progresso na 2ª fase do cessar-fogo

São Paulo – A última rodada de negociações sobre a segunda fase do cessar-fogo entre Israel e Hamas não teve progresso até o momento, disse um funcionário do Hamas. Não ficou claro se as conversas seriam retomadas neste sábado (1). A primeira fase do cessar-fogo, que expira neste sábado, interrompeu 15 meses de combate na Faixa de Gaza, resultando na liberação de 33 reféns, incluindo oito corpos, em troca de quase 2 mil prisioneiros palestinos. Apesar disso, os combates não devem recomeçar enquanto as negociações estiverem em andamento.

As duas partes concordaram com um acordo de cessar-fogo de três fases em janeiro, com o objetivo de encerrar a guerra. Oficiais de Israel, Catar, Egito e Estados Unidos estiveram envolvidos nas negociações da segunda fase no Cairo, com o objetivo de encerrar a guerra com o retorno de todos os reféns vivos restantes e a retirada das tropas israelenses. O Hamas não participou das negociações, mas sua posição foi representada por mediadores egípcios e do Catar.

Basem Naim, membro do escritório político do Hamas, disse à Associated Press que não houve “nenhum progresso” em encontrar uma solução antes que os negociadores israelenses retornassem para casa na sexta-feira (28). Não estava claro se esses mediadores retornariam ao Cairo para retomar as negociações no sábado, como esperado, e Naim disse que não tinha “nenhuma ideia” de quando as negociações poderiam ser retomadas.

Na sexta-feira (28), o Hamas disse que “reafirma seu compromisso total de implementar todos os termos do acordo em todas as suas fases e detalhes” e pediu à comunidade internacional que pressionasse Israel a “prosseguir imediatamente para a segunda fase, sem qualquer atraso ou evasão”. Além da segunda fase do cessar-fogo, o escritório do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse na semana passada que os mediadores nas negociações também estavam “discutindo maneiras de aprimorar a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, como parte dos esforços para aliviar o sofrimento da população e apoiar a estabilidade na região”.

O Hamas rejeitou uma proposta israelense de estender a primeira fase do cessar-fogo por 42 dias, dizendo que ela vai contra o acordo da trégua, segundo um membro que pediu anonimato. A proposta israelense pede a extensão do cessar-fogo até o mês sagrado muçulmano do Ramadã, que começou no sábado, em troca de uma nova troca de reféns, disse o membro do Hamas. (Agência Estado)

Leia mais:

Israel suspende libertação de 600 palestinos após Hamas violar acordo

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Cartorário Francisco Taveira morre aos 80 anos

O titular do Cartório do 4º Registro Civil e Tabelionato de Notas da Comarca de…

Com atuação apagada, líder Goiás busca empate com o Remo no Estádio Hailé Pinheiro

Goiás x Remo – Campeonato Brasileiro Série B – 2025 (Foto – Rosiron Rodrigues)…

Vem aí a Caminhada do Bem 2025 – Portal Goiás

Em celebração ao Dia Nacional do Voluntariado, OVG e Goiás Social promovem a 3ª edição…