O turismo ainda impulsiona o setor de serviços em Goiás. Foto: Goiás Turismo
As atividades turísticas em Goiás tiveam alta de 4,3% no mês de maio, em comparação com o mesmo período do ano passado. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou o oitavo aumento consecutivo no volume de turismo no Estado.
Conforme o levantamento, os acumulados no ano e em 12 meses também se mantiveram positivos, com 6,2% e 7,2% de avanço, respectivamente. Para o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, o resultado reflete a diversidade cultural e geográfica que há em Goiás, capaz de agradar aos mais variados públicos. “Temos 97 municípios no nosso mapa do turismo, divididos por 12 regiões turísticas: Chapada dos Veadeiros, Chapada das Emas, Estrada de Ferro, Águas Quentes, Encantos do Planalto Central, Ouro, Negócios e Tradições, Lagos do Paranaíba, Agroecológica, Terra Ronca, Vale da Serra da Mesa, e Vale do Araguaia. Essa variedade de opções contribui para a atração de turistas ”, ressaltou.
Em relação aos índices nacionais, as atividades turísticas no Brasil recuaram 0,7% em maio de 2025, frente ao mês imediatamente anterior, após ter avançado 3,2% em abril. Com isso, o segmento de turismo se encontra 12,4% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 1,1% abaixo do ápice da sua série histórica, alcançado em dezembro de 2024.
A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.
Leia mais sobre: Atividades turísticas / IBGE / Turismo em Goiás / Cidades