A situação de Goiás reflete o desempenho da capital: o Estado também ficou abaixo da média nacional (8,8%). Foto: RMTC.
Apesar de figurar entre as capitais com os melhores indicadores de infraestrutura urbana em áreas como calçadas e iluminação pública, Goiânia aparece na lanterna quando o assunto é acesso a pontos de ônibus. De acordo com dados da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, divulgada pelo IBGE, a capital goiana tem o terceiro menor índice de logradouros com pontos de transporte coletivo do tipo ônibus ou van, com apenas 5,3% das vias oferecendo essa estrutura.
O dado coloca Goiânia à frente apenas de Palmas (TO), com 4,5%, e Macapá (AP), com 3,1%, as duas últimas do ranking. No outro extremo, Porto Alegre (RS) lidera com 25% das vias contendo sinalização de ponto de ônibus, seguida por Belo Horizonte (MG), com 20,5%, e Florianópolis (SC), com 19,8%.
Goiás também vai mal no ranking estadual
A situação de Goiás reflete o desempenho da capital: o Estado também ficou abaixo da média nacional (8,8%), com apenas 3,8% dos moradores vivendo em ruas com sinalização de ponto de ônibus ou van. O estado ocupa a sétima pior colocação entre as unidades da federação nesse indicador. Entre os Estados com melhor desempenho estão o Rio Grande do Sul (14,5%), Santa Catarina (11,9%) e São Paulo (11,8%), que lideram o ranking de maior cobertura com pontos de transporte público sinalizados.
Infraestrutura e mobilidade
Embora Goiânia tenha bons índices em áreas como pavimentação (99,1%), iluminação pública (99,6%) e presença de calçadas (98%), a carência de pontos de ônibus sinalizados levanta questionamentos sobre a efetividade e acessibilidade da mobilidade urbana na cidade. Vale destacar que o levantamento considera apenas a existência de sinalização visível de parada, não incluindo informações sobre frequência, cobertura de linhas ou qualidade do serviço.
Os dados fazem parte do Censo Demográfico 2022 e têm o objetivo de auxiliar no planejamento urbano e na formulação de políticas públicas, especialmente no que diz respeito ao transporte coletivo e à inclusão social nas cidades brasileiras.
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