CELEBRAÇÃO
Sino irá tocar duas vezes por dia na cidade da Região Metropolitana
Em noite emocionante, Vox Patris badala pela primeira vez em Trindade (Foto: Jucimar de Sousa)
Com Francisco Costa
O maior sino que badala do mundo, o Vox Patris, cumpriu seu papel e badalou pela primeira vez na noite desta quinta-feira (26), em Trindade, na região Metropolitana de Goiânia, durante a missa solene de consagração realizada na área do Novo Santuário. O momento marcou o início simbólico da Romaria do Divino Pai Eterno 2025, que segue até o dia 6 de julho.
Pesando mais de 55 toneladas e com quase 5 metros de altura, o sino está instalado na nova torre da Basílica do Divino Pai Eterno e é considerado o maior do planeta em massa e volume. A celebração foi conduzida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom José Roberto, e contou com a participação da Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO) e do Coro Juvenil de Goiânia, que abriram a programação musical pouco antes do primeiro toque oficial do sino.
Na abertura da missa, o irmão Michael Goulart destacou que, além do Vox Patris, também foram acolhidos os sinos São João e São Lucas, que integram o novo conjunto sonoro do Santuário. Durante a homilia, Dom José Roberto ressaltou o simbolismo do momento e afirmou que o ressoar dos sinos “toca o coração e faz lembrar das coisas da divindade”. Para o bispo, os sinos são “instrumentos da voz do Pai Eterno”. E completou: “Voz sagrada que nos chama para retomarmos nosso caminho espiritual, de fé, de esperança e caridade. Que o ressoar sempre nos recorde que somos filhos amados desse Pai misericordioso.”
O ponto alto da celebração foi registrado com emoção pelos fiéis no instante em que o Vox Patris badalou pela primeira vez. O som do maior sino que badala no mundo foi acompanhado por fogos de artifício e marcou a consagração do conjunto instalado na obra do Novo Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade.
O reitor da Basílica, padre Marco Aurélio Martins, também falou aos romeiros e destacou que a noite não representou o fim de uma obra, mas o início de um novo chamado. “Hoje é um dia muito esperado por todos os católicos. O badalar nos convoca a continuar como mensageiros desse amor”, afirmou. Em tom emocionado, declarou: “Como é bom chegar aqui nesta noite, nesse lugar sagrado, e olhar para os sinos. E no meu coração vem uma mensagem especial confirmando o amor de Deus por mim e por todos nós. Cada badalar é uma mensagem de amor e convocação para celebração da unidade da igreja, que somos.” Sob aplausos, celebrou: “Meu irmão, minha irmã, temos o maior sino que badala do mundo. É nosso, é de cada um. Pertence a cada um de nós, romeiros do Divino Pai Eterno.”
O reitor informou ainda que o Vox Patris voltará a tocar diariamente durante a Romaria, sempre duas vezes ao dia: às 4h55 da manhã e às 18h, no fim da tarde, até o encerramento da festa, em 6 de julho.
Presente à celebração, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), também falou aos fiéis e destacou o significado do momento. “Algo emocionante. Como católico praticante, é a primeira vez que posso participar de uma missa para abençoar a voz de Lucas, de João e do Pai. Algo que me toca profundamente”, afirmou. Caiado relembrou suas memórias de infância: “Quando eu tinha 10 anos, o sino tocava e era o momento de ir para a missa. Momento de participar de algo tão lindo, como esse.” Segundo ele, os sinos “fizeram a própria romaria para chegar a Trindade”. Na ocasião, o governador anunciou a isenção total do ICMS para a construção do Novo Santuário. “E que o Divino Pai Eterno continue nos guiando, para continuarmos com fé e determinação. Pois o que fazemos, temos que prestar contas no final”, disse.
Antes dele, o prefeito de Trindade, Marden Júnior (União Brasil), também discursou. Ele celebrou o momento e reforçou o papel do município como “capital da fé”. Ao fim da missa, houve o segundo badalar do sino.