COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT
Presidente da Alego afirma que a união entre os parlamentos estaduais é essencial para o enfrentamento das mudanças climáticas
Bruno: proposta na reunião da Unale (foto divulgação)
Durante a 3ª Reunião Executiva da Unale, realizada nesta quinta-feira (24/4) em Belém (PA), o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), defendeu a criação de uma legislação unificada sobre crédito de carbono nos estados. O parlamentar também reforçou o papel estratégico das Assembleias Legislativas na formulação de políticas públicas sustentáveis e na preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que acontecerá na capital paraense em novembro.
Presidente do recém-criado Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil, Peixoto afirmou que a união entre os parlamentos estaduais é essencial para o enfrentamento das mudanças climáticas. “A COP 30 é uma oportunidade histórica para apresentarmos soluções viáveis para os desafios climáticos, com foco na preservação da Amazônia e no desenvolvimento sustentável”, destacou.
A proposta de uma legislação comum sobre crédito de carbono, segundo o deputado, busca alinhar responsabilidade ecológica e geração de renda, especialmente para pequenos produtores rurais. “O crédito de carbono é uma alternativa equilibrada para garantir recursos aos produtores e incentivar práticas sustentáveis”, afirmou.
A reunião da Unale marcou um passo importante na mobilização dos legislativos estaduais em torno da agenda ambiental, especialmente em um ano-chave para o Brasil no cenário internacional com a realização da COP 30.