GATO
Até o momento, a Equatorial Goiás já realizou 117 operações e 77 prisões por irregularidades na energia elétrica somente em 2025
Dono de distribuidora de bebidas é preso por furto de energia, em Goiânia (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
A Polícia Civil prendeu o dono de uma distribuidora de bebidas suspeito de furtar energia elétrica no Bairro Residencial Kátia, em Goiânia, nesta terça-feira (22). O caso foi descoberto após a concessionária Equatorial Goiás noticiar que o estabelecimento realizava a subtração da energia elétrica por meio de ligação direta, popularmente conhecido como “gato”.
Peritos da Superintendência da Polícia Técnico-Científica verificaram que havia a ligação direta sem que os fios passassem pelo aparelho de aferição e que o medidor já não registrava o consumo de energia há cerca de três meses.

O proprietário e responsável do estabelecimento admitiu que tinha feito o gato após o aparelho queimar, mas não acionou a Equatorial para solicitar a troca. A empresa e a polícia descobriram que a distribuidora de bebidas já teve outros registros de fraude no medidor. O proprietário foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia. e o valor do prejuízo ainda será calculado.
Até o momento, a Equatorial Goiás já realizou 117 operações e 77 prisões por irregularidades na energia elétrica somente em 2025. Em relação aos casos de furto de energia, as ocorrências são amis comuns em comércios, como distribuidoras, açougues, devido ao consumo de energia ser maior.
A concessionária reforça que denúncias podem ser realizadas de forma anônima por meio da Central de Atendimento – 0800 062 0196.