Search
Close this search box.

Chá de rosa-mosqueta é rico em vitamina C: veja benefícios e como preparar

A rosa-mosqueta, também chamada de rosa rubiginosa, é uma planta silvestre de origem europeia e presente em países de clima frio. No Brasil, ela se tornou uma espécie ornamental e peça de decoração dos lares e jardins.

Com o nome científico Rosa aff. rubiginosa L., é usada também como planta medicinal.

Isso porque substâncias encontradas na casca, no fruto, nas flores e nas folhas podem ser utilizadas para a produção de diferentes produtos terapêuticos, como óleos, ou até mesmos chás, para o proveito das propriedades medicinais. Confira a seguir quais são eles.

Benefícios do chá de rosa-mosqueta

Segundo Anete Mecenas, professora da Faculdade Estácio e coordenadora de Nutrição, um dos principais benefícios da rosa-mosqueta é a alta concentração de vitamina C.

“Ela tem quase 20 vezes mais do que um limão ou uma laranja”, explica a docente. Isso faz do chá de rosa-mosqueta um importante aliado para combater doenças respiratórias e outros processos inflamatórios.

Além disso, a planta é rica em antioxidantes, como flavonoides e betacarotenos, contribuindo para frear a ação dos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento (da pele e do corpo como um todo), prevenindo doenças e mantendo a saúde e o bom funcionamento do organismo. O consumo do chá ainda gera efeitos diuréticos e melhora a digestão.

Pontos de atenção ao consumir o chá

Como qualquer alimento, é preciso cuidado ao ingerir qualquer produto extraído da planta – inclusive o chá. Anete afirma que ele pode ser consumido todos os dias e a quantidade máxima seja de 1 g a 2 g de rosa-mosqueta por dia – seja de casca, do fruto, da folha ou da flor.

“O excesso do chá pode contribuir para a formação de pedras nos rins pela alta presença de vitaminas C.”

É importante também que o consumo do chá não seja feito de forma isolada. “A bebida deve ser tomada com moderação porque, em excesso, pode haver um consumo alto de compostos que levam a um quadro de hipotensão. O ideal é que ela complemente uma refeição: acompanhando um lanche, por exemplo.”

Outro ponto de atenção diz respeito às ervas fakes vendidas como rosa-mosqueta, mas não são e podem ser tóxicas ao corpo. A recomendação de Anete é sempre solicitar certificados e selos que comprovem a veracidade da origem e da espécie adquirida.

Modo de preparo

Para aproveitar todos os benefícios do chá de rosa-mosqueta, é preciso preparar o chá em infusão. A orientação de preparo é:

  • ferver de 300ml a 500ml de água;
  • em um recipiente, colocar uma colher de casca, folhas ou flores de rosa-mosqueta picada;
  • desligar o fogo após a água ferver e jogar dentro do recipiente;
  • aguardar a bebida por 15 minutos em infusão para beber.

Chá de Goiabeira: conheça 5 benefícios e cuidados

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Goinfra avança com obras estratégicas e fortalece infraestrutura da saúde em Goiás – Portal Goiás

Construção da Policlínica de Mozarlândia: obra prevista para ser entregue em 2026 (Foto: Wildes Barbosa)…

Dia do Agricultor: Celebrando a Força do Agro em Quirinópolis

A força do agro está no trabalho incansável de nossos agricultores. Em tudo que vocês…

Irmão de psicólogo relata plano para atrair cantor ao Bosque dos Buritis

Premeditado Rota de fuga incluiu Águas Lindas, Goiânia, Caldas Novas e Catalão Publicado em: 29/07/2025…