Câmara de Vereadores de Jataí só volta ao presencial na segunda-feira – Foto reprodução portal da Câmara
O presidente da Câmara Municipal de Jataí, vereador Marcos Patrick (PL), decretou a suspensão de todas as atividades presenciais entre os dias 1º e 7 de setembro alegando medida de prevenção à Covid-19, após 07 dos 120 servidores terem resultado positivo em uma testagem geral realizada na sexta-feira (29). Outros servidores estavam com sintomas gripais.
Conforme divulgado no portal da Câmara, durante a suspensão das atividades presenciais os servidores permanecerão em regime de home office e deverão estar disponíveis durante o expediente.
A Câmara divulgou que foi uma resposta a uma manifestação da Vigilância Sanitária Municipal de Jataí que alertou para os casos positivos indicados na testagem. O retorno ao presencial está previsto para segunda-feira (8).
Vigilância nega surto
Entretanto, segundo informou a Tv Anhanguera nesta terça-feira (2), não houve recomendação para suspensão das atividades no Legislativo por parte da Vigilância. Após a medida drástica da Câmara repercutir, a Vigilância em Saúde, inclusive, informou à tv que não há um surto de Covid em Jataí, tanto que nas últimas quatro semanas foram confirmados apenas 19 casos no município inteiro.
Além de citar a Vigilância Municipal, a suspensão do trabalho presencial, segundo divulgou a Câmara, foi em conformidade com uma Nota Técnica da Secretaria Estadual de Saúde publicada em 2024. “A medida tem como objetivo intensificar a prevenção e o controle da Covid-19 e de síndromes gripais entre servidores, vereadores e cidadãos”, justificou o órgão.
Marcos Patrick assinou a Portaria nº 94/2025 determinando que todos os casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 sejam imediatamente reportados ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica Municipal e ao setor de Recursos Humanos da Câmara. “Afastamentos de servidores sintomáticos ou positivados deverão durar cinco dias. Além disso, cópias de exames laboratoriais ou testes rápidos devem ser encaminhadas às autoridades sanitárias municipais”, divulgou o Legislativo de Jataí.
Máscara será obrigatória por 15 dias
Foi determinado que a limpeza e desinfecção das dependências da Câmara sejam reforçados, especialmente em setores onde houver confirmação de casos da doença, utilizando produtos devidamente autorizados pela Anvisa.
Além disso, o uso de máscaras nas dependências da Câmara Municipal será obrigatório pelo período de 15 dias, a partir da data da publicação da portaria. “A situação epidemiológica interna será monitorada diariamente, e eventuais alterações relevantes deverão ser comunicadas imediatamente à presidência”, garante a Câmara.
Leia mais sobre: Atividades suspensas / Câmara Municipal / Casos de Covid-19 / Jataí / Política