Na casa de Kassab, Caiado anuncia filiação ao PSD apoiado por Eduardo Leite e Ratinho Júnior (foto divulgação)
Em encontro na noite desta terça, 27/01/26, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, negociou a filiação ao PSD. Na casa de Gilberto Kassab, com as presenças do governador Eduardo Leite (RS) e Ratinho Júnior (SC), a transferência foi confirmada e divulgada nas redes sociais. Pela manhã, ele indicava que tomaria uma decisão em curto período e causou surpresa a rapidez com a qual o fato foi comunicado.
O movimento político ainda não é confirmação de uma candidatura, apesar das indicações de que o PSD está ficando sem opções com sinais do governador de Santa Catarina para a saída da corrida eleitoral presidencial.
Caiado sai da presidência do UNIÃO BRASIL, em Goiás, e, nos bastidores, surgiram rápidos rumores de que a esposa dele, Gracinha Caiado, ficará na presidência da sigla partidária. O fato indicia que não é um rompimento total, mas pontual.
Uma das implicações que ainda não ficou clara é sobre a direção do PSD goiano que está nas mãos do senador Vanderlan Cardoso. Pela posição política que têm, Caiado estaria a caminho de assumir a direção do partido goiano, indicaram fontes do Palácio das Esmeraldas.
O partido já tem o senador Vanderlan como candidato `à reeleição e ele não havia se manifestado até o final da noite do dia 27 sobre a situação do partido com o novo filiado. Além disso, a decisão deve impactar os rumos da agremiação que tem o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, como filiado e que alimenta também o sonho de uma candidatura para a segunda vaga do senado em 2026.
Despedida leve e pedido de apoio
Antes do fim da noite, a assessoria de Caiado divulgou uma carta do goiano enviada ao presidente nacional do UNIÃO BRASIL, Antônio Rueda. Ele contou a história vivida no partido e, ao fim, pediu apoio para pré-candidatura a presidente.
Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil
Caro presidente.
Ao longo das últimas décadas, construí uma história na política brasileira baseada em princípios sólidos e forte coerência. E construí essa história aqui. Primeiro no PFL, e depois no Democratas e no União Brasil, ao lado de milhares de correligionários em todo o país.
Juntos, trilhamos o caminho da honestidade e do respeito ao dinheiro público, defendendo um país justo, moderno e de mais oportunidades. Um país da livre iniciativa, que pudesse apoiar o trabalhador, o empreendedor, o empresário, o servidor público, o produtor rural. Um país que não se ajoelhe ao crime e que esteja voltado a oferecer bem estar e prosperidade aos brasileiros de bem.
Travamos essa luta com muita coragem e determinação e isto me enche de orgulho.
Tenho grande estima pelo nosso partido, mas minha determinação de devolver o Brasil aos brasileiros fala mais alto.
Chegou a hora de dar um passo adiante. Deixo o União Brasil por acreditar que, com a experiência parlamentar e de gestão que reuni, com os resultados que apresentamos em Goiás, que tem hoje o governo mais bem avaliado do Brasil, reúno as condições de apresentar um projeto de verdadeira mudança ao país. Um projeto de governo que eleve o Brasil a um patamar de desenvolvimento real.
Agradeço a cada vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, senador, a cada militante deste partido. Agradeço profundamente a todos que estiveram conosco lutando pelos mesmos ideais. Agradeço aos diretórios de cada estado e ao Diretório Nacional do União Brasil.
Tivemos uma longa jornada juntos. Temos fortes princípios que nos unem e é em nome destes ideais que, mesmo deixando o partido, me sinto confortável para pedir o apoio de cada membro do União Brasil nessa nova caminhada para endireitar nosso país.
Um grande abraço.
Ronaldo Caiado
Leia mais sobre: Eleições 2026 / Ronaldo Caiado / Política