COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT
Governador participou da Agrishow ao lado de Ratinho Jr. e Romeu Zema
Caiado: “Estamos ficando para trás enquanto outros países avançam” (foto Hegon Correia)
Durante a abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), defendeu a união de lideranças estaduais para lançar uma candidatura presidencial da direita em 2026, com foco no fortalecimento do agronegócio. “Trabalhando com seriedade, unidos, com fé e força, vamos vencer as eleições de 2026”, afirmou, citando o apoio de governadores como Tarcísio de Freitas (SP) e Ratinho Júnior (PR).
Em Uberaba (MG), na ExpoZebu, Caiado reforçou o discurso ao lado de Romeu Zema (MG) e Ratinho Júnior, destacando avanços tecnológicos no campo e a necessidade de políticas públicas para impulsionar o setor rural, classificado por ele como “o único verdadeiramente competitivo no Brasil”. O evento também contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
Caiado criticou a alta taxa de juros, a falta de investimentos em ciência e tecnologia e o atraso na adoção de ferramentas como inteligência artificial. Segundo ele, o Brasil perde espaço globalmente por não estruturar políticas que apoiem a inovação. “Estamos ficando para trás enquanto outros países avançam”, alertou, citando o exemplo da Índia.
Com trajetória ligada ao agronegócio desde os anos 1980, Caiado defendeu um novo ciclo de protagonismo brasileiro baseado na produção de alimentos, educação, ciência e inovação. “O Brasil vai disputar de igual para igual e subir ao pódio. Temos condições únicas para ser referência mundial”, concluiu.