Search
Close this search box.
  • Home
  • Ultimas Noticias
  • Caiado anuncia chegada de helicópteros em evento de comemoração de 6 anos do Batalhão Rural

Caiado anuncia chegada de helicópteros em evento de comemoração de 6 anos do Batalhão Rural

*Com informações de Tathyane Melo

Durante a celebração dos seis anos do Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás, o governador Ronaldo Caiado anunciou nesta terça-feira, 3, a chegada de novos equipamentos que prometem reforçar significativamente a atuação das forças de segurança no estado.

Segundo ele, até o final do ano — entre os meses de novembro e dezembro — Goiás deve receber três novos helicópteros, sendo dois destinados à Polícia Militar (PM) e um à Polícia Civil (PC).

“No final do ano, novembro ou dezembro, devem chegar aqui três helicópteros. Um para a Polícia Civil, dois para a Polícia Militar. Um deles com toda a aparelhagem, a mais sofisticada”, afirmou Caiado, ao destacar que o investimento em tecnologia embarcada superou até mesmo o custo das próprias aeronaves.

“Só de aparelhagem dentro deste helicóptero custou mais do que o preço do helicóptero”, completou. O governador também reforçou o compromisso de ampliar a frota aérea das polícias goianas, destacando a importância da mobilidade e do uso de tecnologias de ponta no combate à criminalidade.

“Eu quero ampliar a compra de helicópteros para dar mais mobilidade para vocês”, declarou, dirigindo-se diretamente aos policiais presentes no evento. Além das aeronaves, Caiado mencionou a modernização dos equipamentos utilizados pelas equipes do Batalhão Rural, como a instalação de rádios via satélite nas viaturas.

“Lembro de vocês terem um rádio com satélite. Está ali com toda caminhonete de vocês, para que tenham acesso a tudo. Não tem nenhuma área que vocês não possam ter cobertura de telefonia celular”, garantiu.

O governador ainda enfatizou o papel estratégico do Batalhão Rural, que vai além do patrulhamento em áreas isoladas. “Nós já temos hoje sistemas de drone, estamos adquirindo drones de longa distância para apoiar vocês nas ações. Porque não é só patrulha rural. Vocês também, na hora que tentam invadir uma cidade ou ocupar um banco, vocês chegam juntos”, disse.

Para Caiado, os policiais do Batalhão Rural são uma força de pronta resposta em qualquer situação. “Vocês aqui são um batalhão rural, mas são também polícia para todos os 7 milhões e 200 mil goianos. Vocês chegam em qualquer lugar, em qualquer hora, em qualquer situação para resolver o que está acontecendo”, concluiu.

(Sessão solene em homenagem ao Batalhão Rural | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção)

Sessão solene

O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Issy Quinan (MDB), comandou a sessão solene de homenagem, no Plenário Iris Rezende. A cerimônia ainda entregou o Certificado do Mérito Legislativo. A honraria reconhece os relevantes serviços prestados pela unidade especializada da PM-GO às comunidades rurais do estado.

Durante a solenidade, foi destacado o sucesso de um dos principais projetos do Batalhão Rural: o cadastro de mais de 140 propriedades rurais em Goiás, resultado de uma ação integrada entre o Governo Estadual e o setor agropecuário.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, fez questão de homenagear os militares que atuam no policiamento rural.

“Cada um de vocês merece o nosso reconhecimento. Nós que andamos pelos 246 municípios do estado de Goiás vemos os homens e mulheres do Batalhão Rural muito bem equipados, com caminhonetes, com drones, cumprindo a tarefa de dar segurança ao produtor rural”, declarou Schreiner.

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção)

O secretário de Segurança Pública de Goiás, coronel Renato Brum dos Santos, relembrou o processo de criação do Batalhão Rural da Polícia Militar, destacando a importância estratégica da iniciativa para a segurança no campo.

“Fizemos isso de forma gradual, trazendo os melhores policiais dessa unidade e reorganizando o trabalho dentro dos eixos específicos do policiamento rural. Antes, infelizmente, o policiamento fazia de tudo, menos cuidar do campo como deveria.”

O comandante-geral da Polícia Militar do Estado, coronel Marcelo Granja, destacou os avanços obtidos. Os resultados, segundo ele, são expressivos. “Hoje temos índices históricos de redução de mais de 80% do roubo em propriedades rurais. Isso é fruto de investimento, de estratégia e, principalmente, do trabalho de homens e mulheres que patrulham o estado sob sol, chuva e nas madrugadas”, disse.

Secretário de Segurança Pública de Goiás, coronel Renato Brum dos Santos | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção)

Batalhão Rural

Criado pela Lei nº 20.488/2019, o Batalhão Rural da PM-GO foi inaugurado oficialmente em 22 de julho de 2019, com a missão de reforçar o policiamento ostensivo nas zonas rurais do estado de Goiás.

Por meio do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec), foram investidos R$ 250 mil na reforma do prédio que abriga o Centro de Comando e Controle Rural, além da compra de equipamentos doados à Polícia Militar.

Uma das ferramentas de destaque do Batalhão Rural é o Programa Patrulha Rural Georreferenciada, que permite respostas rápidas a ocorrências nas propriedades cadastradas. Segundo Issy Quinan, a existência dessa unidade especializada trouxe mais tranquilidade ao agronegócio goiano, garantindo que o produtor rural tenha o apoio necessário para manter a segurança de sua propriedade.

Para finalizar, Caiado relembrou um episódio emblemático ocorrido no estado antes de sua gestão, para ilustrar os desafios enfrentados na segurança pública, especialmente na zona rural. O relato, segundo ele, é de um conhecido que viveu momentos de terror em sua fazenda.

“Olha, eu me lembro bem, quando eu cheguei ao governo de Goiás, em 2019, e eu faço questão de contar esse caso, porque é muito representativo”, iniciou Caiado. De acordo com o governador, o caso ocorreu em 2017, quando o produtor rural, já de idade avançada, foi surpreendido por criminosos em sua propriedade, onde vivia com a esposa.

“Ele estava na sua propriedade rural, e de repente, a propriedade foi assaltada, entraram na casa dele, amarraram ele, a mulher, e ficaram lá o fim de semana todo”, relatou. Ainda segundo Caiado, os assaltantes levaram os dois veículos da família após manterem o casal refém durante todo o final de semana.

“No outro dia, pegaram as duas caminhonetes — ele tinha uma, a esposa tinha outra — carregaram as caminhonetes, levaram embora tudo”, contou. O impacto psicológico também foi destacado pelo governador.

“A mulher, traumatizada, me disse: ‘Olha, eu não tenho condições mais de morar na minha propriedade rural’”, relatou Caiado. O governador utilizou o episódio para reforçar a importância dos investimentos em segurança pública.

“Esse é o tipo de situação que não podemos mais admitir. Hoje, Goiás vive uma nova realidade na segurança, com a presença da polícia nas áreas rurais e redução nos índices de criminalidade”, completou.

Comandante-geral da Polícia Militar do Estado, coronel Marcelo Granja | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção)

Leia também:

  • MP recomenda criação de nova unidade especializada no atendimento à violência contra mulher, em Goiânia
  • PEC da Segurança enfrenta “derrota” no Congresso antes de ter dado a largada 

O post Caiado anuncia chegada de helicópteros em evento de comemoração de 6 anos do Batalhão Rural apareceu primeiro em Jornal Opção.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Governo abre inscrições para 100 casas a custo zero em Itapaci e Simolândia – Portal Goiás

Moradias em Itapaci e Simolândia fazem parte do programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas…

Empresário desaparece após cair no Rio Paranaíba, em Goiás

Buscas O homem estava em uma canoa quando uma marola virou a embarcação Publicado em:…

Vila Nova toma virada do Amazonas e amarga quinta derrota seguida na Série B

sem reação Tigrão segue com 16 pontos e cai para a 13ª posição da tabela…