Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • Aumento de colisões contra postes em Goiás acende alerta durante o Carnaval

Aumento de colisões contra postes em Goiás acende alerta durante o Carnaval

MAIS DE 300 ACIDENTES

Dados mostram 325 colisões com postes apenas em janeiro. Feriados prolongados ampliam acidentes e impactos na rede elétrica

Alta de colisões com postes em Goiás acende alerta de segurança viária durante o Carnaval (Foto: Divulgação/Equatorial Goiás)

O número de colisões com postes de energia começou alto em Goiás no início de 2026 e acendeu um sinal de alerta durante o feriado prolongado de Carnaval. Dados operacionais da Equatorial Goiás apontam 325 ocorrências apenas em janeiro, índice que já se aproxima da média mensal observada ao longo de 2025, quando foram contabilizados 4.381 casos, sendo cerca de 365 por mês.

O histórico recente mostra que o período de Carnaval costuma piorar esse cenário. Em março do ano passado, mês em que a festa aconteceu, foram registradas 408 colisões contra postes no estado, cerca de 11% acima da média anual.

Relatórios da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e análises de dados de trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que colisões desse tipo tendem a crescer em períodos festivos, quando há maior circulação noturna, viagens intermunicipais e, frequentemente, associação entre direção e consumo de álcool.

Além do risco de vida e danos à rede elétrica, acidentes com postes têm impacto direto no cotidiano das cidades. A queda de estruturas pode interromper o fornecimento de energia, provocar rompimento de cabos energizados e até causar incêndios ou bloqueios de ruas. Em situações mais graves, a recomposição exige substituição completa do poste e desligamento temporário da rede para garantir a segurança das equipes e da população.

O que fazer em caso de colisão com postes?

O gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, alerta que o risco mais grave nesses acidentes acontece quando fios continuam energizados depois da batida. “Nesses casos, a recomendação é permanecer dentro do veículo se ele estiver em contato com a rede elétrica, evitar tocar em cabos ou partes metálicas próximas, manter distância da área e impedir que outras pessoas se aproximem, além de acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e a concessionária”.

O especialista ressalta ainda que ninguém deve tentar retirar fios ou remover o veículo antes da chegada das equipes técnicas, para evitar choques e novos acidentes.

Com a proximidade do Carnaval e a previsão de maior movimento nas ruas e rodovias, a orientação é que motoristas não dirijam após beber, respeitem os limites de velocidade e redobrem a atenção, principalmente à noite.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ex de Gayer se filia ao DC e prepara candidatura à Alego

COLUNA DO DOMINGOS KETELBEY Empresária Ethienne Araújo diz que terá trajetória própria, defende pautas alinhadas…

Veja o que disse secretário 2 dias antes de atirar nos filhos em Itumbiara

Valores Assista ao vídeo que ele fez para se apresentar a novos seguidores no Instagram…

Aumento de colisões contra postes em Goiás acende alerta durante o Carnaval

MAIS DE 300 ACIDENTES Dados mostram 325 colisões com postes apenas em janeiro. Feriados prolongados…