Search
Close this search box.
  • Home
  • Saúde
  • Aquisição de novos equipamentos pelo programa Agora Tem Especialistas vai expandir e fortalecer o tratamento de câncer em Goiás

Aquisição de novos equipamentos pelo programa Agora Tem Especialistas vai expandir e fortalecer o tratamento de câncer em Goiás

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anuncia, nesta sexta-feira (29), o investimento de R$ 142,3 milhões para aquisição de novos equipamentos que vão ampliar e fortalecer o tratamento do câncer no SUS, uma das áreas prioritárias do Agora Tem Especialistas. A iniciativa possibilitará que estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste, regiões historicamente carentes em serviços oncológicos, passem a contar com equipamentos modernos e especializados.  Dezesseis equipamentos, entre aceleradores lineares e tomógrafos, vão beneficiar 9 estados.

Goiás receberá um acelerador linear de R$ 9,9 milhões, destinado ao Hospital de Câncer Araújo Jorge, que hoje recebe o secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Junior.

A partir da seleção feita pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), o total de 13 aceleradores lineares serão destinados aos estados de Pernambuco (2), Goiás (1), Paraíba (1), Ceará (1), São Paulo (5), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Paraná (1); e três tomógrafos para Rio de Janeiro (1), Ceará (1) e São Paulo (1).  Esses equipamentos começarão a funcionar a partir do ano que vem.

Até o final de 2026, o Agora Tem Especialistas vai destinar 121 aceleradores lineares para todo o Brasil, ampliando o acesso à radioterapia para 84,7 mil novos pacientes por ano. Desse total, 12 já foram entregues em cinco estados: CE, RS, SP, RJ e PI.

Agora Tem Especialistas mobiliza rede pública e privada para ampliar atendimento

Para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, o Agora Tem Especialistas mobiliza toda a estrutura de saúde do Brasil, tanto pública quanto privada. Além do fortalecimento do tratamento oncológico com a aquisição de novos aceleradores lineares e o lançamento do Super Centro de Diagnóstico do Câncer, o programa conta com uma série de iniciativas. 

Já estão em andamento, por exemplo, o início de atendimentos por um hospital de plano de saúde em Recife; a realização de mutirões em hospitais públicos e locais remotos; a ampliação de turnos de atendimento; a distribuição de 3 mil kits de telessaúde para equipar as Unidades Básicas de Saúde; e a editais em curso para expandir a oferta de Núcleos de Telessaúde no país.

Ministério da Saúde

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lula lidera com folga cenários para 2026, aponta CNT divulgada nesta 2ª

Nova rodada da CNT Pesquisa de Opinião mostra cenários muito bons para Lula –…

Semifinais do Campeonato Municipal 2025: Pró Saúde, Ajax FC, Espaço da Carne e Ataíde Bebidas Disputam Vaga na Grande Final!

Prepare o coração! A semifinal do Campeonato Municipal 2025 é hoje! Quatro grandes equipes se…

Horóscopo do dia: veja as previsões para seu signo hoje (terça-feira, 09/09)

Leia as previsões do dia para seu signo hoje no nosso horóscopo Terça-feira, 9 de…