Search
Close this search box.
  • Home
  • Cidades
  • Alucinações causadas por remédios: entenda como e quais os medicamentos

Alucinações causadas por remédios: entenda como e quais os medicamentos

SAÚDE

Além dos benefícios, há medicamentos que também causam os famosos efeitos colaterais

Conheça os medicamentos que podem causar alucinações (Foto: Reprodução/ Canva)

Medicamentos são substâncias químicas usadas para tratar, prevenir ou curar doenças. No entanto, além dos benefícios, há remédios que também causam os famosos efeitos colaterais, gerando alucinações, confusões e podendo até fazer com que o paciente escute vozes de coisas inanimadas.

Em entrevista ao Mais Goiás, a farmacêutica e professora de farmácia da Faculdade Anhanguera de Goiânia, Paula Lima Vieira, explicou que há vários medicamentos de venda livre e prescritos que podem provocar alucinações. Ela cita a difenidramina, doxilamina, morfina, zolpidem, prednisona, entre outros.

“Os medicamentos são formados por princípios ativos e excipientes. No caso das alucinações ou delírios, quem provoca esse efeito é o princípio ativo, pois é ele que exerce ação farmacológica. O delírio não ocorre devido ao “remédio” como um todo, mas sim às propriedades farmacológicas específicas do princípio ativo, principalmente quando há uso inadequado, sensibilidade aumentada ou associação com outros medicamentos”, ressaltou Paula.

Ela ainda explicou que essas alucinações podem ocorrer de forma visual; por delírios auditivos, comuns em psicose por estimulantes ou abuso de substâncias; táteis, como formigamento; e musicais em casos que são associados a antidepressivos e opioides. “Há grupos de pessoas que são mais vulneráveis a terem alucinações causadas por remédios, como idosos, pois usam vários medicamentos, pessoas com demência ou outras doenças neurocognitivas, pois o cérebro é mais sensível e reage mais forte aos remédios.”

Pessoas com problemas renais ou hepáticos também podem sofrer esses impactos, pois o remédio acumula no organismo e pode causar toxicidade. No caso de crianças e adolescentes, existe a possibilidade de reações imprevisíveis, principalmente com doses altas. Por fim, pessoas com histórico psiquiátrico ou uso de álcool/drogas têm maior sensibilidade a efeitos no cérebro, podendo também ser mais vulneráveis a essas alucinações causadas pelos medicamentos.

LEIA TAMBÉM:

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Novo edital do ProBem abre mais cinco mil bolsas – Portal Goiás

Lançamento do edital do ProBem 2026/1 anuncia cinco mil bolsas de estudo, com inscrições em…

Nota Fiscal Goiana distribui R$ 200 mil em prêmios – Portal Goiás

Programa distribuiu 158 prêmios neste mês (Foto: Vinícius Antonelli) O prêmio principal da Nota Fiscal…

Mutirão oferece serviços gratuitos de prevenção e diagnóstico do diabetes em Goiânia

SAÚDE Ação na Praça Cívica vai reunir mais de 15 atendimentos gratuitos voltados para população.…