Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Oposição pede inelegibilidade de Lula e chama desfile que homenageou Lula de ‘propaganda eleitoral’

Oposição pede inelegibilidade de Lula e chama desfile que homenageou Lula de ‘propaganda eleitoral’


Desfile em homenagem a Lula na Sapucaí. (Foto: Alex Ferro/RioTur)

O desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), rendeu uma enxurrada de críticas por parte de opositores. O petista também é alvo de uma representação do partido Novo que denuncia uma suposta propaganda eleitoral antecipada. Uma dezena de ações foi levada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Na última quinta-feira (12), inclusive, o TSE negou uma liminar que pedia a proibição do desfile, mas os ministros alertaram que condutas na avenida poderiam configurar crime eleitoral.

Nesta segunda-feira (16), dia seguinte ao desfile, o Partido Novo anunciou que vai ao TSE para pedir a inelegibilidade de Lula. O presidente da legenda, Eduardo Ribeiro, considera que “houve propaganda eleitoral antecipada financiada com dinheiro público”.

Lideranças do PL também se pronunciaram. Uma delas foi o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principal adversário de Lula na disputa presidencial, que afirmou que ingressará com ação “contra os crimes do PT na Sapucaí”.

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) disse que acionará o Ministério Público com uma ação de improbidade administrativa. “E já deixo registrado: se houver registro de candidatura de Lula para presidente, ingressarei com AIJE [ação na Justiça Eleitoral] por abuso de poder político e econômico”, disse o parlamentar.

Em nota, o deputado federal Zucco (PL‑RS) afirmou que o carnaval “não é palanque” e defendeu apuração sobre possível abuso político, uso de recursos públicos e desrespeito à liberdade religiosa, citando alegorias que, segundo ele, ridicularizaram adversários e valores cristãos. “A oposição não se furtará ao seu papel constitucional de fiscalização e controle. Serão analisadas, com responsabilidade jurídica, medidas cabíveis junto aos órgãos competentes, incluindo a Justiça Eleitoral e demais instâncias de controle”, disse.

Enredo homenageia Lula

A escola de samba Acadêmicos de Niterói, que fez sua estreia no Grupo Especial da elite do carnaval carioca, performou o samba-enredo Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil. 

O desfile destacou que o ex-metalúrgico, que voltou à presidência para cumprir um terceiro mandato, é o político mais bem-sucedido de seu tempo. O samba lembra que Lula nasceu no agreste pernambucano da mãe, dona Lindu, em uma família de oito filhos. O texto se refere ainda ao mundo fantástico para explicar o inevitável da vida familiar naquela região.


Leia mais sobre: desfile homenageia Lula / Lula / Política

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

MP Eleitoral recomenda que militares não usem fardas nas eleições em Goiás

DOCUMENTO Órgão cita “uniformes, insígnias, distintivos, viaturas, armamentos, instalações ou quaisquer símbolos institucionais pertencentes às…

Encerramento das Atividades | Portal da Alego

A Agência Assembleia de Notícias divulga, em tempo real, as atividades institucionais da Assembleia Legislativa,…

Encerramento das Atividades | Portal da Alego

A Agência Assembleia de Notícias divulga, em tempo real, as atividades institucionais da Assembleia Legislativa,…