Anapolina classificou-se para a semifinal do Goianão e garantiu vagas nacionais. (Foto: Jorge Luiz)
A classificação para a semifinal do Campeonato Goiano recolocou a Anapolina no cenário nacional. Em 2027, após oito temporadas de ausência, a Xata jogará a Série D do Campeonato Brasileiro. Entre os quatro do estadual, a Rubra já é a melhor equipe sem divisão nacional no torneio – e o estado tem direito a três vagas.
Mais que a Série D, o clube também está de volta à Copa do Brasil. A última vez em que a Anapolina jogou a competição foi em 2015. Naquela edição, a Xata caiu na primeira fase após eliminação para o Vitória. Na ida, em Anápolis, derrota de 2 a 1 para os baianos. No Barradão, houve empate em 1 a 1.
Será a quinta vez na história que a Rubra jogará a Copa do Brasil. Em todas as quatro anteriores – numa história que começou em 2001 – a equipe colorada jamais passou da primeira fase. A premiação que o torneio oferece é o grande chamariz para a participação dos clubes.
O grande objetivo, no entanto, será galgar posições no cenário nacional. Para isso, a Série D é fundamental. Também será a quinta aparição colorada. A melhor campanha foi em 2011, quando a Rubra foi às quartas de final e ficou muito perto do acesso à Série C, mas foi eliminada pelo Tupi-MG.
Leia mais sobre: Anapolina / Copa do Brasil / Série D / Esportes