Search
Close this search box.
  • Home
  • Cidades
  • Mutirão oferece serviços gratuitos de prevenção e diagnóstico do diabetes em Goiânia

Mutirão oferece serviços gratuitos de prevenção e diagnóstico do diabetes em Goiânia

SAÚDE

Ação na Praça Cívica vai reunir mais de 15 atendimentos gratuitos voltados para população. Expectativa é receber até 3 mil pessoas

Mutirão oferece serviços gratuitos para prevenção e diagnóstico do diabetes neste sábado em Goiânia (Foto: Divulgação/SES)

A Praça Cívica, em Goiânia, recebe neste sábado (29) um mutirão gratuito de saúde com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do diabetes. A ação, chamada Goiás Unido contra o Diabetes, deve atender entre 2 mil e 3 mil pessoas das 8h às 12h, com mais de 15 tipos de serviços abertos à população.

O evento integra o Novembro Azul do Diabetes, campanha anual que reforça a importância do diagnóstico precoce. Dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) mostram que, em 2024, Goiás registrou taxa de 26,45 mortes por 100 mil habitantes por mortalidade prematura ligada à doença. Já a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) indica crescimento no número de pessoas diagnosticadas de 6,4% dos adultos em 2023 para estimados 9,3% em 2025.

Durante o mutirão, pessoas com diabetes e demais interessados podem realizar exames e avaliações mediante apresentação de documento de identidade. Entre os serviços oferecidos estão:

  • Mapeamento de retina, avaliação do pé diabético e ecodoppler de carótidas (em casos graves);
  • Eletrocardiograma, avaliação nefrológica e orientações;
  • Coleta de exames laboratoriais;
  • Aferição de pressão arterial, antropometria e cálculo de IMC;
  • Encaminhamento para tratamento especializado via regulação estadual.

Além dos exames, a população terá acesso à Feira da Saúde, com atividades voltadas à prevenção e orientação. Haverá aferição de glicemia, oficinas sobre uso de insulina e leitura de rótulos, informações sobre complicações do diabetes, demonstrações em 3D de órgãos do corpo, vídeos educativos e degustação de alimentos adequados para diabéticos.

Diabetes tipo 2

O diabetes mellitus tipo 2 representa a maioria dos casos e está associado a fatores como sedentarismo, obesidade e alimentação inadequada. O Brasil ocupa a 6ª posição mundial em número de pessoas com diabetes, com projeção de 24 milhões de casos até 2050. Especialistas recomendam que qualquer pessoa a partir dos 35 anos ou com sintomas procure avaliação.

LEIA TAMBÉM:

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mutirão oferece serviços gratuitos de prevenção e diagnóstico do diabetes em Goiânia

SAÚDE Ação na Praça Cívica vai reunir mais de 15 atendimentos gratuitos voltados para população.…

Palmeiras e Flamengo estão escalados para a final da Libertadores

Os 11 titulares! Confira a escalação Publicado em: 29/11/2025 18:25 Última atualização: 29/11/2025 18:26 Foto:…

Atlético-GO de Lacerda negocia com meia do Vila Nova

Sem o acesso para a elite nacional, que era o grande desejo da torcida, o…