Lula durante coletiva na África. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou pela primeira vez sobre a prisão preventiva de Jair Bolsonaro. Em entrevista à imprensa na África do Sul, onde participou da Cúpula de Líderes do G20, neste domingo (23), Lula disse que espera que Bolsonaro cumpra “a pena que a Justiça determinar”.
Ao ser questionado sobre a prisão de Bolsonaro, efetivada neste sábado (22), determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, Lula foi categórico ao declarar que o que a Justiça decidir, está decidido, e que não comentará a decisão do STF.
“Eu não faço comentário sobre uma decisão da Suprema Corte. A Justiça tomou uma decisão, ele foi julgado, ele teve todo o direito à presunção de inocência, foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento. Ou seja, então, a Justiça decidiu, está decidido, ele vai cumprir com a pena que a Justiça determinou e todo mundo sabe o que ele fez”, disse aos jornalistas.
Além do tema Bolsonaro, Lula também foi indagado sobre o relacionamento com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que fez retaliações ao Brasil e a ministros do STF em razão do julgamento de Bolsonaro pela tentativa de golpe. “Acho que o Trump tem que saber que nós somos um país soberano, que a nossa Justiça decide e o que decide aqui está decidido”, completou o presidente brasileiro.
Com informações da Agência Brasil *
Leia mais sobre: Jair Bolsonaro / Lula / prisão de Bolsonaro / Política