JUSTIÇA
Turma do STF absolve general e condena 9 por núcleo operacional da trama golpista
Quem é o general absolvido pelo STF no inquérito da trama golpista (Foto: Reprodução)
1
1
A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou, por unanimidade, nesta terça-feira (18) nove réus do chamado núcleo operacional da trama golpista, que envolve militares acusados de atuar na tentativa de golpe de Estado no fim de 2022, no governo Jair Bolsonaro (PL).
Todos os ministros do colegiado se manifestaram nesse sentido: Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia e o presidente do colegiado, Flávio Dino.
Eles defenderam, porém, que dois deles respondam apenas por crimes mais leves, de incitação à animosidade contra as Forças Armadas e associação criminosa. Além disso, manifestaram-se pela absolvição do general da reserva Estevam Theophilo por falta de provas.
É a primeira vez que Moraes, relator do processo, se posiciona pela absolvição de um réu da trama golpista, assim como Zanin e Cármen.
Quem é Estevam Theophilo
Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, general do Exército, foi acusado de dar aval aos planos golpistas após as eleições de 2022 e de incentivar Jair Bolsonaro a assinar um decreto de ruptura institucional.
Ele fazia parte do Alto Comando do Exército brasileiro até novembro de 2023. O general era comandante de Operações Terrestres (Coter) e, segundo a Polícia Federal, o responsável pelo Comando de Operações Especiais, os chamados “kids pretos“.
Em julho deste ano, Estevam foi interrogado no STF, e afirmou que se reuniu com o ex-presidente Jair Bolsonaro em novembro de 2022.
Na ocasião, o general negou que tenha tratado de uma tentativa de golpe de Estado, e revelou que Bolsonaro reclamou do processo eleitoral e até de si mesmo: “Ele reclamou de problemas no processo eleitoral, reclamou até algumas coisas dele próprio. Ele achava que podia ter agido diferente, que poderia ter minorado a sua veemência em algumas coisas”, contou o general em interrogatório no Supremo.