histórico
Flamengo eliminou o Racing na semifinal nesta quarta-feira
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
1
1
Filipe Luís está a um jogo de igualar um feito que apenas Renato Gaúcho alcançou na história da Libertadores: ser campeão como jogador e como treinador. Nesta quarta-feira, o ex-lateral-esquerdo levou o rubro-negro a um empate sem gols contra o Racing, em Avellaneda, após a vitória por 1 a 0 no jogo de ida da semifinal, e garantiu vaga na decisão. O jogo será no dia 29 de novembro, em Lima (Peru).
Como jogador, Filipe venceu duas Libertadores pelo Flamengo, nas edições de 2019 e 2022. Ele fez parte do início desta geração vitoriosa. Além disse, foi vice-campeão em 2021, curiosamente sob o comando de Renato Gaúcho, na final perdida para o Palmeiras.
Já a carreira de treinador se iniciou no ano passado, e Filipe Luís já tem três títulos: Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca. Em sua primeira participação no cargo em uma Libertadores, pode alcançar este feito inédito.
Por sua vez, Renato Gaúcho, grande ídolo do Grêmio, conquistou sua primeira Libertadores como jogador na temporada de 1983. Naquele ano, o tricolor bateu o Peñarol na final.
Depois, como técnico, ele levou o clube de Porto Alegre ao título da edição de 2017, em decisão contra o Lanús. Em 2008, ele havia batido na trave à frente do Fluminense, em final perdida para a LDU, e voltou a ser vice no comando do Flamengo, em 2021. (POR O GLOBO)