Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Bolsonaristas pedem anistia em atos pelo Brasil enquanto STF julga tentativa de golpe de Estado

Bolsonaristas pedem anistia em atos pelo Brasil enquanto STF julga tentativa de golpe de Estado


Atos em Goiânia (E) e na Paulista (D) reuniram multidões de bolsonaristas de verde e amarelo e com bandeira dos EUA – Fotomontagem redes sociais

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniram neste domingo em cidades como Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo – especialmente na avenida Paulista -, protestando por anistia em meio ao julgamento da tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF) que deve ter uma sentença até sexta-feira (12).

Caiado não foi à Paulista

Sem a presença do governador goiano, Ronaldo Caiado (UB), que não participou desta vez, a manifestação na Paulista teve uma bandeira gigante dos Estados Unidos carregada pelos seguidores do ex-presidente e depois estendida no meio da avenida.

Ao som da música “Tropa de Elite”, foram veiculadas mensagens antigas de Bolsonaro em que ele fazia apologia à violência, como “precisa de pancada e punição rigorosa”, “lógico que atirou pra matar”, “Direitos Humanos é o cacete”. As falas repetidas pouco antes do discurso do senador Flávio Bolsonaro, filho mais velho do ex-presidente, foram recebidas com aprovação pelos bolsonaristas.

Manifestação em Goiânia

Em Goiânia os manifestantes se concentraram na Praça do Sol e depois percorreram algumas ruas da região. Os deputados Gustavo Gayer e Amaury Ribeiro, e o senador Wilder Moraes, todos do PL, se destacaram entre os que mobilizaram pelo ato na capital goiana.

Outras capitais receberam protestos, mas a manifestação em São Paulo foi o principal palco dos atos, tendo à frente o pastor Silas Malafaia e o senador Flávio, além da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Discursos focados em “perseguição política”

O ato foca em exigir anistia aos acusados dos atos golpistas, especialmente o ex-presidente, replicando os argumentos da direita de que o julgamento da trama no STF é uma “perseguição política” e que a “sentença já está dada”. Esta foi a tônica das falas de Flávio e de Michelle que chamou o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal, de “tirano”.

Agradecimento a Trump durante protestos por anistia

Bolsonaristas levaram cartazes com frases em agradecimento a Donald Trump e pedindo impeachment de Moraes. Apesar dos graves danos à economia brasileira, eles exaltaram o presidente dos EUA após o governo americano oficializar um tarifaço de 50% ao Brasil e aplicar a Lei Magnitsky contra o ministro do STF.

Michelle Bolsonaro surgiu segurando um boneco do ex-presidente. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputa com Caiado o espólio eleitoral de Bolsonaro, inelegível até 2030, compareceu em mais um ato pedindo anistia. Mesmo na disputa, mas criticado pelos filhos do ex-presidente por este motivo, o governador paulista discursou defendendo a elegibilidade de Bolsonaro em 2026.

Esse é o segundo protesto sem a presença de Bolsonaro. Em 3 de agosto, data da manifestação anterior, ele já cumpria medidas cautelares determinadas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes e chegou a aparecer por videochamada em ato na Paulista e no Rio o que só agravou sua situação.

STF deve ter sentença até sexta, 12

No STF o julgamento da ação penal sobre a trama golpista será retomado na próxima terça-feira (9). Os ministros da Primeira Turma têm até a sexta-feira (12) para decidir pela absolvição ou condenação de Bolsonaro e dos outros sete réus do núcleo crucial.

Durante a semana passada, a exibição de um vídeos com detalhes dos atentados, antes e depois da posse do atual governo, chamou muito a atenção sobre o volume de provas listado pela denúncia da Procuradoria-Geral da República a partir de investigação da Polícia Federal.

O primeiro a votar é o relator, Alexandre de Moraes. Depois votam os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por fim, o presidente da Turma, Cristiano Zanin.


Leia mais sobre: Alexandre de Moraes / Anistia / Bolsonaro / Protestos bolsonaristas / STF / Política

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Dino vota por condenação de Bolsonaro e outros 7 réus: “Níveis de culpabilidade diferentes”

julgamento Ministro afirmou que todos os réus do núcleo central devem ser condenados Publicado em:…

Saúde lança campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio – Portal Goiás

Em Goiás, alguns dos principais pontos de atendimento em saúde mental são os Caps, que…

Audiência em Goiás repercute após interação informal entre juíza e suspeito

JUDICIÁRIO Investigado é Kaique Carlos de Souza Ribeiro, preso suspeito de porte ilegal de arma…