Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Erro em hashtag ‘BolsonaroFree’ de apoio a Bolsonaro gera repercussão e correção nas redes sociais

Erro em hashtag ‘BolsonaroFree’ de apoio a Bolsonaro gera repercussão e correção nas redes sociais


A hashtag “BolsonaroFree”, utilizada por deputados e senadores do PL, foi criticada por carregar um significado oposto ao pretendido. Foto: Reprodução.

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se mobilizaram nesta semana em campanhas nas redes sociais, mas acabaram cometendo um erro de tradução que virou assunto entre internautas e professores de inglês. A hashtag “BolsonaroFree”, utilizada por deputados e senadores do PL, foi criticada por carregar um significado oposto ao pretendido.

O termo, que em inglês significa literalmente “livre de Bolsonaro”, foi usado em publicações de parlamentares como Nikolas Ferreira (PL-MG), Mario Frias (PL-SP) e Gustavo Gayer (PL-GO). A intenção era expressar apoio ao ex-presidente em meio a discussões sobre processos judiciais que o envolvem. No entanto, a formulação correta para transmitir a ideia de “liberdade para Bolsonaro” seria “Free Bolsonaro”, com o adjetivo vindo antes do nome, como apontaram professores da área.

“Hoje nós vamos continuar com a frase que está batendo recorde no mundo. #BolsonaroFree”, escreveu Gustavo Gayer em publicação no X (antigo Twitter). O slogan também foi replicado por outros nomes de peso do PL, como os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Rogério Marinho (PL-RN), ajudando a impulsionar a expressão para os assuntos mais comentados da rede social.

Especialistas corrigem o uso

A repercussão foi imediata. O professor Fabio Emerim, conhecido por dar dicas de inglês nas redes, e Jorge Henrique Alves, da página Inglês Sem Neura, explicaram que a construção estava equivocada.
“Por exemplo: sugar free (sem açúcar), gluten free (sem glúten). Então, ‘Bolsonaro Free’ significa ‘sem Bolsonaro’”, esclareceu Emerim em postagem no X.

Casos semelhantes

A comparação com movimentos internacionais ajudou a contextualizar o erro. No caso da cantora Britney Spears, fãs ao redor do mundo usaram a hashtag #FreeBritney para pedir o fim da tutela legal que a artista enfrentava. Já em conflitos políticos, como na Faixa de Gaza, manifestantes adotam slogans como #FreePalestine, mantendo o mesmo padrão gramatical.

Mudança de rumo

Diante das críticas e da repercussão negativa, aliados de Bolsonaro ajustaram a estratégia e passaram a utilizar a forma considerada correta: “FreeBolsonaro”. A mudança, no entanto, não impediu que a primeira hashtag continuasse circulando acompanhada de comentários irônicos e de críticas ao erro semântico.


Leia mais sobre: Bolsonaro / Bolsonaro preso / Julgamento no STF / Geral / Política

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Adson frisa que Atlético-GO voltou a convencer e elogia trabalho de Lacerda: “perfil vencedor”

O presidente do Atlético Goianiense, Adson Batista, gostou da postura do elenco no empate em…

Lula lidera com folga cenários para 2026, aponta CNT divulgada nesta 2ª

Nova rodada da CNT Pesquisa de Opinião mostra cenários muito bons para Lula –…

Semifinais do Campeonato Municipal 2025: Pró Saúde, Ajax FC, Espaço da Carne e Ataíde Bebidas Disputam Vaga na Grande Final!

Prepare o coração! A semifinal do Campeonato Municipal 2025 é hoje! Quatro grandes equipes se…