Search
Close this search box.
  • Home
  • Ultimas Noticias
  • Mabel abre desafio Hackathon para buscar solução até para descarte de sofás

Mabel abre desafio Hackathon para buscar solução até para descarte de sofás


Prefeito busca soluções inovadoras para ajudar na gestão de resíduos sólidos em Goiânia. Foto: Altair Tavares/DG

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), aposta em uma nova iniciativa para buscar soluções inovadoras e tecnológicas para a gestão de resíduos sólidos na capital, principalmente os descartes irregulares feitos nas ruas e lotes da cidade. Com ideais herdados de sua gestão na FIEG (Federação das Indústrias do Estado de Goiás), Mabel lançou, nesta sexta-feira (7), o Hackathon GO! Uai Tech.

O desafio pretende trazer idéias de projetos submetidos a um processo de pré-incubação e posterior validação, voltados para a gestão adequada dos resíduos sólidos produzidos em Goiânia. O hackathon será aberto a estudantes, desenvolvedores, designers, empreendedores, pesquisadores e entusiastas da tecnologia.

Mabel explicou que a iniciativa é uma alternativa moderna para lidar com o problema atualmente enfrentado na capital. “Eu trabalhei no SESI, no SENAI, lá na FIEG, com muitos hackathon, e foram grandes resultados. Tenho certeza que vão vir boas soluções para o lixo, para nos ajudar. Nós podemos economizar em coleta, em reciclagem e tudo mais”, pontuou o prefeito.

A proposta visa o desenvolvimento de projetos modernos, que apontem soluções mais ágeis para a limpeza urbana e gestão de resíduos. “Nós temos que achar meios para que nós possamos ver o que tem de mais moderno em relação ao lixo. Nós já estamos trabalhando nisso, mas um hackathon faz com que equipes multidisciplinares, gente de todo lado, venha e resolva nos ajudar na solução desse problema”, reforça.  

O foco será na otimização da coleta de resíduos, na educação ambiental, e no incentivo à reciclagem. Atualmente, Goiânia enfrenta problemas neste âmbito. Os participantes vencedores receberão premiação em dinheiro e um incentivo especial para aqueles que apontarem boas soluções para uma questão específica. “Um prêmio especial para quem arrumar uma solução para reciclagem de sofá. Sofá aqui em Goiânia, eu nunca vi tanto jogado na rua”, brincou Mabel.


Leia mais sobre: Descarte irregular de lixo / Hackathon / Prefeitura de Goiânia / Resíduos sólidos / Sandro Mabel / Cidades / Goiânia

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Canto da Primavera começa nesta terça-feira – Portal Goiás

Em sua 24ª edição, Canto da Primavera consolida-se como uma das principais políticas públicas de…

Confira o retrospecto entre Bolívia x Brasil, que se enfrentam nas Eliminatórias

HISTÓRICO No histórico entre Brasil e Bolívia, as seleções já duelaram em 33 partidas, com…

Adson frisa que Atlético-GO voltou a convencer e elogia trabalho de Lacerda: “perfil vencedor”

O presidente do Atlético Goianiense, Adson Batista, gostou da postura do elenco no empate em…